
ERP e BI: entenda a relação
ERP e BI não são apenas siglas da moda. Os sistemas são essenciais para empresas que desejam gerenciar processos empresariais e utilizar dados para guiar o sucesso dos negócios. Enquanto o Business Intellingence (BI) tem papel crítico para identificar problemas e oportunidades para os negócios, o ERP reúne, analisa e compartilha informações vindas dos diferentes setores de uma empresa, como financeiro, RH e contabilidade, e os centraliza em um único banco de dados.
Por isso, a integração entre ERP e BI precisou evoluir para garantir a transferência de informações em tempo real e facilitar a análise e visualização avançada dos dados. Assim, o BI fornece insights detalhados para que as decisões sejam mais inteligentes e otimizem os mais diferentes processos. Ou seja, quando combinadas, as tecnologias proporcionam maior agilidade aos processos e ajudam as lideranças a conduzirem negócios mais bem-sucedidos.
O que é ERP?
O ERP é uma solução que permite que as empresas automatizem processos de negócios e possam armazenar informações em um hub central. O sistema é baseado em um banco de dados centralizado que coleta informações dos diversos departamentos e permite que esses dados sejam acessados, analisados e compartilhados para que os usuários possam realizar um planejamento mais eficiente e análises que gerem insights para melhorar processos. Resumindo, o ERP otimiza e automatiza processos operacionais essenciais.
O que é Business Intelligence (BI)
A solução de BI fornece aos usuários uma visão abrangente sobre as operações, mas também contribui para gerar painéis, relatórios que entregam uma visão detalhada e transparente dos negócios com base nas informações disponíveis. Além disso, oferece recursos de análise preditiva e prescritiva, aprendizado de máquina e, assim como o ERP, soluções baseadas na nuvem. Dessa forma, usuários conseguem realizar análises e identificar tendências e padrões que auxiliam as empresas a melhorar suas operações.
Diferenças entre ERP e BI
Apesar de seus recursos se sobreporem em alguns casos, as tecnologias têm diferenças significativas. O ERP é uma solução de gerenciamento de negócios que abrange os mais diferentes processos, como gerenciamento de estoque, finanças e cadeia de suprimentos. Como mantém os dados centralizados, rompe com silos de informação e ajuda a empresa a se tornar mais eficiente e produtiva. O BI pega as informações da empresa e permite que esses dados sejam organizados, analisados e contextualizados para gerar insights acionáveis.
ERP e BI também oferecem diferentes níveis de tomada de decisão. Os sistemas ERP fornecem uma visão focada no desempenho de suas funções. O BI, além de utilizar esses e outros dados disponíveis, permite que as métricas de desempenho sejam analisadas para descobrir tendências e padrões que ajudam as lideranças a moldarem suas estratégias, por exemplo, analisando o ROI de uma nova estratégia de negócios ou calculando economias de custos proporcionados pela automação de um determinado processo.
O papel do BI em um sistema ERP
O BI está se tornando um recurso cada vez mais importante para os sistemas ERP. Com a quantidade de dados processadas atualmente está crescendo rapidamente, é fundamental contar com uma ferramenta que ajude a processar e dar sentido aos dados capturados, como informações sobre vendas, estoque, produção, pedidos de clientes, transações financeiras entre outros.
Ao utilizar ferramentas de BI, a análise de dados brutos é facilitada, ajudando as organizações a entenderem o que acontece nos negócios e tornando a alocação de recursos, otimização de operações e processos mais eficiente. Além disso, as empresas podem usar as duas ferramentas para ter acesso a uma visão completa dos negócios, sendo que, normalmente, ERP e BI acessam e visualizam dados atualizados em tempo real.
Benefícios do BI no ERP
Como citado acima, o BI integrado ao ERP ajuda as empresas a tomarem melhores decisões, fornecendo informações contextualizadas e oportunas e identificando tendências e padrões que não são facilmente detectáveis em uma análise manual dos dados. Mas também há outros benefícios relevantes:
Melhor compreensão do desempenho da empresa
ERP e BI juntos ajudam a organização a acompanhar mais de perto o desempenho dos negócios ao longo do tempo, identificando áreas que precisa melhorar seus processos.
Maior eficiência e produtividade
Como fornecem informações e análises em tempo real, ERP e BI ajudam os usuários a serem mais produtivos e as empresas a identificarem áreas que precisam de melhorias.
Melhor atendimento ao cliente
Além de facilitar o acesso às informações, as soluções analisam informações relevantes sobre o comportamento do cliente e ajudam as empresas a compreender suas necessidades e desejos, proporcionando uma experiência mais completa.
Acesso rápido a insights sobre os negócios
Dados processados pelos sistemas ERP podem ser utilizados pelo BI para facilitar o acesso a informações atualizadas sobre os negócios, melhorando a alocação de recursos, processos e operações.
Estratégias de RH
Ao ter acesso a insights sobre os negócios, o RH da empresa pode estruturar suas estratégias de recrutamento e retenção de talentos para tomar decisões mais alinhadas às metas da empresa.
Análise eficiente de KPIs
Algumas das métricas analisadas por sistemas ERP e BI incluem: crescimento de vendas, produtividade, lucratividade, satisfação do cliente e do usuário e outras métricas voltadas para mensurar o desempenho de processos. Ao entender quais métricas são importantes, a solução de BI analisa esses dados e fornece subsídios para que as lideranças saibam como melhorar seus processos.
Integração entre ERP e BI
Sistemas ERP e BI contribuem de formas diferentes para os negócios. O ERP extrai dados de diferentes partes da empresa e compartilha essas informações com os usuários para que eles possam analisá-las. O BI também ajuda na compreensão dos dados, mas permite criar formas de visualização que tornam essas informações mais fáceis de serem compreendidas.
A integração das duas ferramentas otimiza a utilização dos recursos, aprimorando relatórios, tornando a análise mais eficiente e fornecendo uma visibilidade aprimorada das atividades da empresa, assim como fornece uma visão completa de como os recursos são utilizados e como as decisões impactam no desempenho dos usuários.
Com isso, empresas voltadas para o futuro podem identificar tendências e padrões, antecipar mudanças no mercado e ajustar suas estratégias de forma proativa para conquistar uma vantagem competitiva relevante. E a Blend IT pode ajudar nessa jornada. Conheça nossos serviços de consultoria em TI e saiba como transformar sua estratégia de negócios.