
UX & Fábrica de Software: qual a importância dessa união nos processos?
Produtos de software de alta qualidade exigem as habilidades e conhecimentos de diferentes profissões. Em geral, os processos de desenvolvimento em uma fábrica de software são eficazes na produção de um software funcional, mas geralmente negligenciam os requisitos reais dos usuários reais.
O UX User Experience se concentra em reunir requisitos e agir em nome do usuário final para criar e melhorar a utilidade e usabilidade dos produtos. Quando integrado de forma eficaz, o resultado é um produto funcionalmente sólido e útil para quem efetivamente vai usá-lo.
Para que isso aconteça, a fábrica de software e o UX precisam ser combinados. No artigo de hoje, vamos mostrar os fatores que contribuem para a integração eficaz do UX no desenvolvimento de software e por que essa integração é fundamental. Acompanhe!
Aplicação do UX User Experience na fábrica de software: o que é?
O UX ou User Experience é o processo de criar produtos que fornecem experiências relevantes e significativas aos usuários finais.
Ao analisar o comportamento dos usuários, o design UX identifica seus motivos e cria experiências digitais ideais para eles. O principal objetivo é melhorar a maneira como os usuários interagem com o produto, agregar valor e, assim, aumentar a satisfação geral do usuário.
Em essência, o UX User Experience aplicado a uma solução de software resulta em um produto amigável, feito sob medida para as necessidades específicas do usuário final.
O design UX abrange uma variedade de aspectos que podem afetar a qualidade da interação do usuário com um produto de software. É por isso que ele deve envolver branding, usabilidade, funcionalidade e até mesmo conteúdo.
Veja mais >> Como evitar desperdícios no desenvolvimento de software
Os benefícios do UX para uma fábrica de software
A transformação digital não é mais uma alternativa. Hoje, é imperativo para as empresas de todos os segmentos digitalizarem seus processos internos para otimizar o serviço prestado ao cliente final.
As fábricas de software são parte fundamental desse processo de digitalização. São elas as responsáveis por criar e desenvolver os sistemas que facilitarão a rotina interna das empresas. Pensar o desenvolvimento com foco em quem realmente vai utilizar o produto, portanto, é fundamental.
O UX User Experience reduz imensamente o tempo de treinamento e suporte, garantindo que o usuário final opere com mais eficácia. À medida que mais empresas se tornam dependentes de sua tecnologia para suas tarefas operacionais diárias, elas também adquirem uma exigência maior na facilidade de uso.
Os proprietários de negócios modernos entendem que uma plataforma limpa e simples acabará se traduzindo em benefícios para seus resultados financeiros.
Para o desenvolvimento de software, um design UX sólido costuma ser o diferencial entre “sucesso ou fracasso”. Os usuários se acostumaram a serviços fáceis de usar e provavelmente não adotarão um serviço que os desafie abertamente.
Por causa disso, o UX User Experience se tornou essencial para o sucesso de muitas plataformas. Veja abaixo os benefícios que ele pode trazer à fábrica de software:
1. Aumento da usabilidade
Um aplicativo que funciona é ótimo. Mas se não for amigável, as pessoas provavelmente não vão usá-lo (ou continuar usando-o). O tempo gasto antecipadamente em UX garante que seu aplicativo seja desenvolvido de forma a atrair e reter usuários.
2. Redução de custos
Identificar possíveis problemas e obstáculos na experiência do usuário antes do desenvolvimento evita que você tenha que reescrever o código. O design da experiência do usuário pode frequentemente encontrar problemas potenciais a partir de simples esboços em papel.
Essa é uma alternativa muito mais barata do que ter que corrigir posteriormente o código para consertar funcionalidades que simplesmente não funcionam bem.
3. Tempo de desenvolvimento mais rápido
Um bom design UX economiza tempo no ciclo de desenvolvimento. Mockups e protótipos resolvem os problemas antes que um longo tempo de desenvolvimento seja gasto. Você mantém o controle sobre a data de lançamento, pois é menos provável que tenha que voltar e refazer o trabalho.
4. Mais receita
As pessoas estão mais propensas a pagar por algo que se encaixa bem em seu fluxo de trabalho e é fácil de usar. Dedicar tempo ao UX User Experience aumenta as chances de que seu aplicativo seja bem recebido pelo usuário final e, claro, por seus clientes.
5. Melhor retenção de clientes
A implantação de um aplicativo com uma experiência de usuário ruim deixa uma impressão duradoura. Você deve identificar e resolver os problemas antes da implantação, para que sua primeira impressão seja ótima.
Isso permite fidelizar e reter clientes: e, como você pode confirmar com qualquer profissional de marketing, a fidelização custa menos do que aquisição de novos clientes.
Como aliar o UX ao desenvolvimento de software
O UX User Experience pode parecer como algo muito pessoal e difícil de ser aplicado no seu desenvolvimento. No entanto, a combinação do UX na fábrica de software pode ser conquistada de maneira estratégica através de três passos: descoberta, design e desenvolvimento.
- Descoberta: no início de um projeto, é preciso determinar as necessidades do usuário. Isso, geralmente, é estabelecido por meio de uma “história de usuário”; explicando o que o usuário precisa da plataforma e qual é o seu objetivo final. As histórias de usuário são muito importantes porque permitem que o designer se conecte diretamente com as necessidades do usuário e veja as coisas sob sua perspectiva;
- Design: nessa fase do projeto, o designer UX buscará atender às necessidades do usuário da maneira mais simples e fácil possível. O objetivo do design UX moderno é antecipar as necessidades do usuário e atendê-las de uma maneira simples e direta;
- Desenvolvimento: por fim, o designer UX desenvolverá seu design e começará a testá-lo, refinando-o com base no feedback dos próprios usuários. Essa parte é crítica: o designer UX não pode simplesmente presumir que obteve uma boa experiência do usuário sem o processo de teste, mesmo que pareça ser o que os usuários desejavam.
Para concluir, as fábricas de softwares devem integrar o UX User Experience no desenvolvimento para garantir que o produto atenda às necessidades do usuário em todos os níveis. Seguindo processos centrados no usuário, elas podem impulsionar o desempenho e evitar riscos ao mesmo tempo que oferecem experiências digitais que garantirão a satisfação, o engajamento e a fidelidade do cliente.
Gostou do nosso artigo? Acompanhe o blog da Blend IT e fique por dentro de todas as nossas novidades!