
Tudo que você precisa saber sobre ERP Inteligente
Ouça esse blog post em formato de áudio, dê o play!
Em um contexto de crescente conectividade, que gira essencialmente em torno da transformação digital, a IoT e outras evoluções mudaram o papel do ERP no negócio. A ascensão do sistema ERP Inteligente chega em um contexto de busca por negócios cada dia mais conectados, pela automação contínua e pelo uso de soluções com foco na experiência do usuário.
As possibilidades trazidas pelo ERP Inteligente são infinitas, limitadas apenas pela habilidade de pensar sobre o negócio: o que a empresa faz, como faz, como poderia fazer melhor, mais rápido ou mais inteligente.
Vamos dar uma mergulhada no assunto.
O que é ERP Inteligente?
O ERP Inteligente — também chamado de i-ERP — é a nova espinha dorsal da transformação digital, e está sendo executado nos negócios de hoje e de amanhã em um mundo cada vez mais digital.
A IDC define ERP Inteligente como “aplicativos ou suítes de ERP que usam aprendizado de máquina e análises avançadas baseadas em um grande conjunto de dados para prever, rastrear, aprender, rotear, analisar, prever, relatar e gerenciar os recursos e processos de negócios”.
A transformação digital, por sua vez, é o processo pelo qual uma empresa se torna um negócio digital inteligente.
Os modelos de negócios existentes estão mudando e sua empresa precisa estar pronta. Não apenas para aproveitar os benefícios que essa transformação traz, mas, também, porque ela corre o risco de ficar fora do mercado se não estiver interconectada.
Os negócios digitais são construídos sobre a nova infraestrutura de computação — as tecnologias que possibilitam esse movimento são Cloud (nuvem), Big Data Analytics e tecnologias móveis, Internet das Coisas (IoT), Machine Learning e inovações como Blockchain.
Essas tecnologias dão à empresa a capacidade de alterar seus modelos de negócios e criar novos produtos e serviços na economia digital. No ambiente de fabricação, isso leva a fábricas e produtos inteligentes.
Elas também estão transformando aplicativos e suítes de ERP; plataformas nas quais os negócios são executados.
Os sistemas ERP se transformaram de sistemas antigos e remendados, construídos na era pré-digital, em aplicativos mais leves, flexíveis e inteligentes, que estão impulsionando os negócios digitais de hoje.
Tecnologias inteligentes que impulsionam o ERP Inteligente
Com o advento da Inteligência Artificial, o setor de ERP está passando por rápidas transformações, acompanhando as últimas tendências da Inteligência Artificial (IA).
Afastando-se dos sistemas monolíticos, o ERP está migrando para o ERP Inteligente ou i-ERP, uma tecnologia ultra avançada da IA, com ramificações surpreendentes. Embora a IA seja a espinha dorsal dos sistemas i-ERP, certamente, não é a única tecnologia combinada com o ERP para torná-lo inteligente.
Inteligência Artificial
O ERP Inteligente permite construir uma empresa eficiente com Inteligência Artificial (IA) e software de aprendizado de máquina, que utiliza dados históricos para prever e realizar ações automáticas.
Computação em nuvem
A computação em nuvem permite que as empresas consumam o ERP em um modelo de SaaS, Software as a Service, em vez de ter que construir e manter a infraestrutura de TI para suportá-lo internamente.
Tecnologias móveis
Os smartphones e tablets inteligentes podem ser incorporados às máquinas e à força de trabalho operacional e, posteriormente, conectados ao sistema ERP. Isso permite que operadores tenham acesso a dados não apenas das salas de controle, mas de qualquer lugar e a qualquer momento.
Big Data
O Big Data é a base para a análise de dados. O ERP Inteligente coleta uma quantidade volumosa de dados estruturados, semiestruturados e não estruturados que podem ser extraídos para obter informações.
Business Intelligence (BI)
Se o Big Data é a base dos dados, o BI é a ferramenta que extrai insight dele. O ERP Inteligente usa o Business Intelligence para fornecer aos gestores a capacidade de examinar os dados para tirar conclusões e otimizar a tomada de decisão.
Internet das Coisas Industrial (IIoT)
A Internet das Coisas Industrial (IIoT) é uma rede de máquinas e objetos físicos que usa sensores e APIs para trocar dados pela internet. Esses dados são enviados para o ERP Inteligente, que pode, então, criar sistemas de planejamento e manutenção robustos e em tempo real.
Blockchain
Uma blockchain consiste em um registro imutável de dados que atua como um livro descentralizado, compartilhado por um cluster de computadores ou “nós”, que registra transações com segurança em “blocos” de dados. Os recursos da blockchain são usados no ERP Inteligente como uma fonte segura, transparente e confiável para registrar informações relevantes da empresa.
Quais os benefícios do ERP Inteligente?
Originalmente compreendendo sistemas locais monolíticos projetados principalmente para gerenciamento e controle de estoque no setor de manufatura, o ERP evoluiu na década de 1990 para uma série de módulos separados — por exemplo, recursos humanos, estoque e gerenciamento da cadeia de suprimentos.
Mais recentemente, tecnologias como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina estão transformando as práticas de negócios como um todo, e o ERP não é exceção.
Com o advento do chamado ERP Inteligente (i‑ERP), tarefas repetidas de alto volume podem ser automatizadas, e tarefas menos frequentes auxiliadas pela interação homem-máquina.
Aplicativos que analisam instantaneamente conjuntos de dados de produtos, vendas e mercados podem reduzir o tempo do ciclo de vendas. Enquanto isso, os sistemas i‑ERP estão se tornando cada vez mais assistenciais e conversacionais, geralmente usando interfaces de chatbot; isso os torna mais intuitivos e fáceis de navegar, melhorando a experiência do usuário e do cliente.
Os benefícios do ERP Inteligente não param por aí. Com a capacidade de automatizar tarefas rotineiras atualmente executadas por seres humanos, o ERP Inteligente pode reduzir significativamente os custos operacionais.
Os gargalos operacionais podem ser identificados mais facilmente e a produtividade aprimorada, enquanto o acesso no contexto a conjuntos de dados agregados e com curadoria significa que a precisão dos insights de negócios é bastante aprimorada.
Não surpreende, portanto, que o ERP Inteligente comece a decolar em grande medida.
A IDC diz que o i‑ERP está começando a se tornar um motivador significativo para as organizações mudarem, e prevê que, à medida em que as empresas aproveitarem suas vantagens, será um grande impulsionador para investimentos em software nos próximos anos.
Até 2021, a empresa prevê que metade de todos os aplicativos de ERP globalmente combinará IA e outras tecnologias para otimizar as práticas de negócios.
Quando implementado de forma adequada, o i‑ERP pode desempenhar um papel significativo no sentido de tornar as organizações mais ágeis e de transformar genuinamente os processos de negócios, melhorando a eficiência de certas atividades e eliminando outras.
Experiência do usuário e ERP Inteligente
Atualmente, o papel da experiência do usuário (UX) não pode ser subestimado em nenhum sistema ou aplicativo. Obter a adoção do usuário continua sendo um grande desafio na implementação de softwares empresariais — afinal, uma aplicação é tão boa quanto o uso que se faz dela.
Já se foram os dias em que a TI decidia um sistema e os usuários simplesmente tinham que usá-lo. O funcionário de hoje espera a mesma facilidade dos apps pessoais nos aplicativos corporativos.
O software ERP precisa ser intuitivo, fácil e centrado no usuário – ou simplesmente não será usado. No entanto, no ERP e em vários outros sistemas no ambiente corporativo, esse não é o caso.
Portanto, não é de surpreender que o ERP Inteligente leve em consideração essa experiência do usuário e a coloque na frente e no centro, em combinação com uma abordagem móvel e com novos tipos de interfaces que permitem interagir com esses sistemas.
O i-ERP simplifica a experiência do usuário com bots impulsionados pela IA. Em vez de navegar por sistemas desconectados, o PNL (Processamento de Linguagem Natural) permite aos usuários acessar a informação usando linguagem natural.
Ao deixar seu sistema mais fácil de operar, sua organização pode reagir às mudanças de mercado com mais agilidade.
Como ficam os processos de negócios no ERP Inteligente
Quando falamos de ERP, muitas vezes, ainda estamos presos aos sistemas legados que não são exatamente criados para facilitar a integração e acelerar a transformação digital. Isso muda com o ERP Inteligente.
O fluxo de trabalho automatizado com o uso dos dados no ERP Inteligente ajuda as empresas a transformarem os processos em diversas áreas de trabalho, o que, por sua vez, melhora significativamente os resultados.
- Análise de dados: a habilidade do ERP Inteligente de trabalhar com uma quantidade massiva de dados possibilita insights precisos e em tempo real;
- Gestão de estoque: o ERP Inteligente pode testar incontáveis projeções, ajustando-as às diferentes varáveis, incluindo mudanças na demanda ou introdução de novos produtos;
- Projeções de venda: as soluções de i-ERP podem processar dados históricos para fazer projeções mais precisas sobre o futuro. Elas identificam padrões sazonais e oferecem sugestões para adequar sua produção;
- Gestão financeira: o ERP Inteligente pode automatizar a categorização de lucros e despesas, além do balanço contábil e fechamento das contas;
- Processos interdepartamentais: conectar todas as áreas da empresa não é fácil. No entanto, o i-ERP cria fluxos de processos interdepartamentais, sendo a plataforma perfeita para centralizar as operações;
- Compras e aquisição: o i-ERP pode ajudar o departamento de compras analisando os padrões de compra e automatizando o próximo pedido, eliminando redundâncias e etapas adicionais;
- Processos de produção: quando a IA é integrada com um sistema ERP, este pode detectar processos ineficientes e sugerir soluções que otimizarão o uso de recursos;
- Recursos humanos: outra vantagem do ERP Inteligente é que a IA permite que o RH seja proativo. Por exemplo, ele pode analisar habilidades e experiência de candidatos para acelerar o processo de recrutamento;
- Automação de vendas e marketing: os bots no ERP Inteligente podem auxiliar na segmentação de clientes e criação de campanhas direcionadas.
Como o ERP Inteligente suporta o crescimento da empresa?
Os recursos do ERP Inteligente, impulsionados pelas novas tecnologias, trazem um novo leque de oportunidades para as empresas competirem em um mercado cada dia mais acirrado.
Otimização de recursos
Toda empresa, independentemente da área, está buscando formas de otimizar o uso dos seus recursos, ou seja, fazer mais com menos. Ao usar o aprendizado de máquina em conjuntos massivos de dados, o ERP Inteligente se torna a opção ideal para isso.
O i-ERP otimiza recursos como as interações entre departamentos, os processos de negócios e o uso da tecnologia em si. O sistema faz isso conduzindo a uma maior produtividade dos funcionários e maximizando os retornos que podem ser extraídos através dos dados que a empresa produz e coleta.
Redução dos custos de operação
Não é segredo que robôs, aprendizado de máquina e análise de dados são tecnologias buscadas pelas empresas para diminuir os custos de trabalho e garantir um maior e mais consistente nível de qualidade. O ERP Inteligente utiliza essas tecnologias com o mesmo objetivo.
O sistema melhora a visão dos processos de negócios, os tornando mais eficientes, ao mesmo tempo em que permite eliminar os ineficazes por completo. O i-ERP dá aos executivos a possibilidade de fazer mudanças estratégicas que possibilitam o corte de custos e criam um diferencial no mercado.
Análise em tempo real
Além de processar e analisar quantidades massivas de dados, o ERP Inteligente também é capaz de fazer isso em tempo real. Isso permite que as empresas se adaptem ou desviem de problemas antes que eles causem estragos.
Com isso, o i-ERP envia dados cruciais para as pessoas certas, no momento certo, melhorando a tomada de decisão. Adicionalmente, esses sistemas são facilmente escaláveis para organizações de todos os tamanhos.
Experiência do usuário aprimorada
O ERP Inteligente melhora a experiência do usuário (UX) ao automatizar uma série de tarefas repetitivas e monótonas, permitindo que a equipe se concentre em funções mais estratégicas.
Este é um grande diferencial dos novos sistemas, já que o i-ERP não é apenas mais fácil de usar, como trabalha ativamente para tornar a força de trabalho mais eficiente. Além disso, a UX é desenhada com a mobilidade e o comportamento do funcionário em mente.
Estou pronto para o ERP Inteligente?
Todas essas novas tecnologias têm o potencial de transformar seus negócios, mas você pode perguntar: “estou pronto para o ERP Inteligente?”.
O i-ERP está desempenhando um papel de destaque na transformação digital, ativando a automação nos processos críticos de negócios. E, quando combinado com outras tecnologias, pode ajudar a utilizar os dados obtidos de várias fontes da melhor maneira possível.
Hoje, os sistemas legados estão sendo substituídos por sistemas inteligentes, que se baseiam em tecnologias autônomas e preditivas. Com essa transformação em andamento, não se trata mais de uma questão de estar pronto ou não, mas, sim, de uma necessidade para se manter competitivo no mercado.
E você, pronto para começar? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!