
Cultura Ágil e os insumos para a Transformação Digital
O software é um ativo crítico para todas as organizações, especialmente em tempos de Transformação Digital, mas produzir excelentes aplicativos e serviços que atendam às necessidades de negócios requer processos modernos de desenvolvimento e entrega.
Isso é especialmente importante na economia digital atual, na qual o desenvolvimento estratégico de software incentiva a inovação e aumenta a vantagem competitiva.
Com a mudança para as iniciativas digitais, a linha entre o desenvolvimento e a TI de um lado e o negócio do outro está ficando mais tênue.
À medida que as empresas se adaptam para competir no mercado de hoje, os líderes de negócios precisam ser agressivos e intencionais para impulsionar a adoção da cultura Ágil em suas organizações.
Mas como a cultura Ágil servirá de insumo para a Transformação Digital? É sobre isso que falaremos hoje.
Por que usar a cultura Ágil como estrutura para Transformação Digital?
O desenvolvimento Ágil não é novidade. Com raízes remontando aos anos 90 (ou, possivelmente, nos métodos de desenvolvimento incremental e iterativo do final dos anos 50), o desenvolvimento Ágil mudou a forma como o software é conceituado, criado e entregue.
A Transformação Digital representa uma mudança fundamental no funcionamento das organizações. Isso significa criar uma empresa com a tecnologia em seu núcleo — uma que use o poder das tecnologias atuais para criar novas formas de negócios e valor para o cliente.
Nesse contexto, o Ágil fornece um excelente framework para Transformação Digital por dois motivos:
- Fornece uma estrutura que permite iterações rápidas com base no feedback do cliente. Ele forma a base que permite às empresas lançarem software em iterações menores, mas em um ritmo muito mais rápido. Criar experiências digitais poderosas para os clientes significa agir rapidamente e adaptar-se com base nos gostos ou desgostos deles. O foco em se adaptar rapidamente ao feedback, um componente central do Ágil, ajuda a tornar isso possível.
- Leva a uma mudança cultural mais ampla em uma organização. À medida que as organizações adotam a metodologia Ágil, elas se encontram participando de uma mudança cultural mais ampla, enfatizando o empoderamento, a transparência e a responsabilidade. É uma grande mudança na forma como as organizações tradicionais trabalham. Esse é um dos motivos pelos quais, ao implementar a metodologia, é importante que todos — desde a administração até os colaboradores individuais — recebam treinamento, para que compreendam o significado da mudança e por que ela está sendo implementada.
As organizações “Ágeis” evoluem continuamente e têm a flexibilidade de se adaptar rapidamente a um ambiente em movimento. Essa adaptabilidade se torna ainda mais importante em um mundo onde as tecnologias digitais estão mudando os fundamentos de como as empresas se envolvem com seus clientes.
Quais as práticas que servirão de insumos para a Transformação Digital?
A implementação do desenvolvimento Ágil não é isenta de desafios. Ele muda a maneira como as equipes trabalham juntas e leva a uma cultura diferente daquela à qual muitas empresas estão acostumadas.
Você pode implementar o Ágil de várias maneiras, mas as melhores práticas se espalharam por diferentes organizações. Algumas dessas práticas recomendadas incluem:
1. Crie o ambiente de trabalho certo
Embora não seja necessário que as equipes estejam fisicamente próximas umas das outras (equipes Ágeis distribuídas são muito comuns), é importante ter o ambiente de trabalho certo para indivíduos e equipes, em particular no que diz respeito ao compartilhamento de informações.
Por exemplo, garantir que o gráfico de quebras, que monitora a quantidade de trabalho que uma equipe concluiu em um projeto, seja claramente visível para todos os membros da equipe.
2. Reconheça e celebre os sucessos
Um conselho que parece simples, mas que tem um impacto significativo, é tomar o tempo para reconhecer sucessos e, em seguida, comemorar essas conquistas como uma equipe.
3. Use estruturas para ampliar iniciativas ágeis
Muitas organizações implementam primeiro o Ágil em uma parte dedicada de seus negócios, como em um centro de inovação.
Por exemplo, a Forrester Research descobriu que 30% dos entrevistados em sua pesquisa se ativeram a esforços de pequena escala “no nível do produto”, em vez de se engajar em transformação em toda a empresa.
Se o seu objetivo é usar o Ágil para gerar mudanças de ponta a ponta em toda a organização, isso claramente representa um desafio. No entanto, existem determinados frameworks para tornar o escalonamento ágil mais fácil.
4. Peça por ajuda
Como falamos, o Ágil vem com desafios. Treinadores ágeis, profissionais experientes no Scrum e parceiros que trabalham com a metodologia todos os dias podem rapidamente ajudá-lo a acelerar. Ao compartilhar conhecimento e práticas recomendadas, sua implementação será significativamente mais fácil.
Crie valor para o cliente com uma Transformação Digital de desempenho Ágil
A jornada da Transformação Digital é difícil. Isso significa reorientar os processos, incorporando novas tecnologias ao núcleo de seus negócios, seus produtos e seus serviços. Usar uma abordagem testada e aprovada como o Ágil facilita a transformação.
Isso ajuda a trazer a transformação não apenas para o departamento de TI, mas para toda a organização. O Ágil fornece a estrutura para a mudança, permitindo que sua organização construa a próxima geração de experiências digitais poderosas.
E na sua empresa, como está a jornada para a Transformação Digital? Tem alguma dúvida ou precisa de ajuda? Entre em contato! Estamos sempre prontos para ajudá-lo!