
10 benefícios da integração de sistemas fiscais: como potencializar sua gestão empresarial
Independentemente de a empresa planejar expandir seus negócios ou explorar outras oportunidades, a integração de sistemas fiscais é vital para garantir o sucesso da estratégia. Essa integração garante melhor gestão de custos, redução da carga de trabalho, maior precisão nas informações fiscais e menor risco de punição devido a erros.
Por isso, com a implementação de um novo sistema ou atualização dos existentes na empresa, é essencial contar com um sistema fiscal robusto, que vá além dos recursos nativos em um ERP, um emissor de notas fiscais ou uma solução de apuração de tributos e cálculos de impostos. Principalmente para aproveitar os benefícios que a transformação digital proporciona para as aplicações financeiras, como o fim de processos manuais associados ao cumprimento das obrigações fiscais.
Com a contínua digitalização da função financeira pelas empresas, os processos fiscais passaram a ser avaliados mais a fundo, exigindo a adoção de sistemas baseados em automação para determinar o valor de tributos em tempo real e garantir a conformidade fiscal. Isso deixa clara a necessidade de implementar a integração de sistemas fiscais para transformar a operação e buscar mais eficiência.
Por que implementar a integração de sistemas fiscais
O uso de diversos sistemas obriga que as informações sejam inseridas em diferentes soluções por toda a empresa. Essa tarefa se mostra lenta e ineficiente, com erros que poderiam ser evitados, mas que podem gerar punições pesadas. E esse é apenas um dos motivos para a integração de sistemas fiscais, mas outros são tão importantes quanto:
Automatizar a entrada de dados
A adoção de um sistema integrado permite unificar e automatizar a entrada de dados. Usuários inserem as informações uma única vez ou os dados são capturados automaticamente por meio de formulários e ferramentas, como leitores de códigos de barras e processos de digitalização de documentos. Com essas informações devidamente cadastradas no sistema, formulários e guias também são gerados automaticamente para continuar o processo, reduzindo erros e retrabalho.
Melhor qualidade de dados
Silos de dados prejudicam a qualidade das informações em poder da empresa e dificultam a integração de sistemas. Isso significa fluxos de trabalho deficientes que levam a informações incorretas. A integração de sistemas fiscais permite que todos os dados sejam centralizados em um único local, melhorando a consistência das informações, a colaboração e a comunicação, além de tornar os processos financeiros mais eficientes.
Visibilidade em tempo real
Sistemas integrados melhoram a visibilidade das informações fiscais da empresa, facilitando sua análise e a geração de insights que otimizem a operação financeira e melhorem a tomada de decisões. A integração de sistemas fiscais ajuda a transformar processos financeiros e contábeis exatamente por permitir que os usuários tenham uma visão completa sobre as informações.
Relatórios mais detalhados
Da mesma forma, dados consolidados permitem gerar relatórios detalhados, fornecendo informações em tempo real sobre a saúde financeira da empresa. Essas informações contribuem para o planejamento estratégico e a tomada de decisões informadas.
Aprimoramento de processos
A integração entre sistemas ERP, emissor de notas fiscais e a solução de apuração de tributos e cálculos de impostos, entre outros, pode simplificar o rastreamento de informação, a geração de relatórios e a análise dos dados, fornecendo às lideranças informações sobre a saúde da empresa.
Gestão fiscal mais eficiente
Gerenciar processos fiscais pode ser complexo e demorado, mas a integração de sistemas fiscais torna isso mais simples. Com a maior visibilidade de dados e processos, recursos são mais bem utilizados, garantindo a escrituração de movimentações, análise de impostos e trabalhando para que todas as obrigações sejam cumpridas no prazo correto.
Governança e conformidade melhoradas
A integração de sistemas fiscais contribui para unificar as informações fiscais da empresa, facilitando a implementação de políticas de governança e conformidade de acordo com as regulamentações do setor. O sistema ainda pode fornecer uma trilha de auditoria que permite monitorar diferentes processos e evitar erros.
Gestão das informações
Conseguir organizar e fazer a gestão de documentos fiscais com eficácia pode ser um desafio se os funcionários tiverem que lidar com diversos sistemas diferentes ao mesmo tempo. A integração de sistemas fiscais, como centraliza as informações, torna esse processo mais simples e eficiente, melhorando o acesso, compartilhamento e segurança dos dados.
Produtividade da equipe
Informações de qualidade, fáceis de serem recuperadas e processos automatizados contribuem para aumentar a eficiência e produtividade da equipe, que não precisa se preocupar em alocar tempo e recursos para cadastrar e recuperar esses dados no dia a dia de trabalho.
Processos mais eficientes
Com a ajuda de uma empresa especializada no mapeamento de processos tributários, como a Blend IT, é possível redesenhar esses processos, tornando-os mais simples, eficientes e confiáveis. A equipe de especialistas da Blend IT integra os sistemas fiscais da empresa a um ERP, automatiza todo o processo, otimizando cadastros e reduzindo a necessidade de intervenção manual para garantir que todas as obrigações acessórias sejam realizadas no prazo e com as informações corretas e confiáveis.
Como a Blend IT ajuda sua empresa a integrar sistemas fiscais?
Por meio de cinco passos, a equipe da Blend IT ajuda sua empresa na integração de sistemas fiscais, tornando seus processos mais eficientes e otimizando a produtividade da equipe:
Mapeamento
Com o levantamento de cenários e processos fiscais, contábeis e a análise das obrigações acessórias, nossa equipe pode avaliar a necessidade de saneamento de cadastro, a aderência de informações em relação aos requerimentos do fisco e realizar o blueprint de projetos.
Projeto
Após o mapeamento, a equipe da Blend IT consegue detalhar como o ERP e o sistema fiscal integrado irão funcionar, avaliar a geração de obrigações acessórias e o atendimento às fiscalizações e sustentar a utilização dos sistemas e entrega das obrigações acessórias.
Implementação
O passo seguinte é implementar as informações tributárias aderentes ao ERP e sistema fiscal e automatizar processos para reduzir a necessidade de intervenções manuais. Na sequência, soluções sob medida para processos “não standard” e para governança fiscal, que melhora a gestão da entrega das obrigações e cumprimento efetivo do calendário fiscal, são disponibilizadas para a empresa.
Integração
Neste ponto, a equipe da Blend IT auxilia a empresa a realizar o DE/PARA de códigos ERP vs Sistema Fiscal, a parametrização de acordo com os requisitos dos negócios, automatizar a comunicação entre sistemas e adicionar regras para o tratamento de dados “não standard”.
Atualização
Após implementação do projeto, a Blend IT garante a aplicação de melhorias de processos e sistemas, atualização de obrigações fiscais conforme novas definições do fisco e aplicação de patches corretivos.
Entre em contato e transforme seu setor fiscal com a ajuda da Blend IT.