
IA em sistemas ERP: como essa combinação gera maior eficiência
O uso da IA em sistemas ERP está crescendo à medida que mais fornecedores incorporam a tecnologia aos seus produtos. Por isso, é muito importante compreender os princípios por trás dessa tecnologia que promete revolucionar a forma com que as empresas trabalham.
Os softwares de gestão empresarial são essenciais para que as organizações possam gerenciar as principais funções de negócios, integrando processos financeiros, de RH, vendas, entre outros. Ao facilitar a consolidação das informações entre os mais diferentes setores, as lideranças têm acesso aos dados necessários para tornar a tomada de decisões mais eficiente.
Entretanto, no último ano, esses sistemas começaram a passar por uma transformação profunda e impulsionada pela adoção da inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina. A IA em sistemas ERP está levando a gestão empresarial para um patamar totalmente novo, para muitas empresas ainda inexplorado, em relação ao uso da automação, análise de dados e inteligência de negócios.
É exatamente essa integração que permite às organizações analisar grandes quantidades de dados, otimizar seus processos e fazer previsões. A adoção da IA em sistemas ERP também é crítica para que as empresas se tornem mais eficientes e ágeis, consigam reduzir custos e conquistem uma vantagem competitiva significativa.
O papel da IA nos negócios
A inteligência artificial já faz parte do cotidiano das empresas que desejam buscam mais eficiência. E uma das melhores formas de alcançar essa meta é incorporar a IA aos sistemas ERP, CRM ou SCM em uso. Ou, então, já adquirir uma solução que conte com recursos de IA integrados.
No ERP, a inteligência artificial tem acesso a basicamente todas as informações de negócios da organização. Com isso, otimiza o processo de análise de dados e ajuda na tomada de decisões, por exemplo, contribuindo para encontrar os melhores fornecedores e no desenvolvimento de novos produtos aos clientes de acordo com dados extraídos do sistema de CRM.
O Gartner prevê que até 2028, a nuvem deixará de ser uma tecnologia disruptiva para se tornar essencial para os negócios, o que também deve ampliar o papel dos sistemas de IA em sistemas ERP. E, com a entrada de gigantes da tecnologia, como Microsoft, Google, Meta, SAP e Amazon neste mercado, a adoção da IA nos negócios deve ser ainda mais intensa, principalmente no mercado de sistemas ERP, um dos mais importantes para as empresas.
A IA em sistemas ERP
A inteligência artificial incorpora tecnologias diferentes aos sistemas para torná-los mais inteligentes. Esses elementos, quando integrados a plataformas ERP, abrem um leque de possibilidades jamais visto. Com a IA, o ERP se torna mais preditivo, fornece insights mais profundos, interage mais naturalmente com os usuários e automatiza os mais diferentes e complexos processos de negócios.
Aprendizado de máquina
Algoritmos são responsáveis por analisar os dados da organização para aprender, identificar padrões e fazer previsões para tornar a tomada de decisões mais inteligente.
Processamento de linguagem natural
Processa e interpreta a linguagem humana. Para isso, utiliza recursos de reconhecimento de fala e IA conversacional.
Visão computacional
Diz respeito ao processamento e análise automatizados de imagens, vídeos e documentos para descrevê-los com precisão e eficiência.
Análise preditiva
Por meio de modelos de dados e algoritmos, a IA em sistemas ERP prevê resultados e eventos futuros.
Deep Learning
Utiliza redes neurais avançadas e modeladas com base no cérebro humano para analisar continuamente grandes quantidades de informações.
IA generativa
A tecnologia analisa grandes quantidades de dados estruturados e não estruturados, como documentos ou manuais, para responder às questões dos usuários.
IA conversacional
Usuários podem interagir com o sistema por meio de chatbots e assistentes virtuais utilizando texto ou mensagens de voz.
Em um mercado global que fatura mais de US$ 500 bilhões anualmente, é natural que a IA seja incorporada às plataformas ERP, principalmente devido às pressões competitivas e procura dos clientes por recursos que otimizem o uso dos seus dados.
Como a IA aprimora as soluções ERP?
Para tornar os sistemas mais inteligentes e intuitivos, a IA em sistemas ERP beneficia as empresas de algumas formas, como:
- Automatizando tarefas e processos repetitivos por meio do uso de RPA e algoritmos de aprendizado de máquina
- Implementando a análise profunda de dados para gerar insights
- Utilizando interações baseadas em linguagem natural em chatbots e agentes virtuais
- Realizando previsões e planejamento com base na análise preditiva
- Implementando processos mais inteligentes para auxiliar na tomada de decisões complexas
Riscos da IA para os negócios
Mesmo que a organização utilize dados de boa qualidade para treinar a IA, é possível que os resultados não sejam 100% confiáveis, por isso, é necessário implementar testes de qualidade para garantir que os insights realmente sejam úteis.
Da mesma forma, as organizações devem monitorar as fontes de dados para evitar resultados tendenciosos, extremamente difíceis de serem detectados. Outro risco crescente relacionado à IA em sistemas ERP diz respeito à segurança e privacidade das informações. Muitas empresas questionam se a IA está aprendendo com suas informações confidenciais e utilizando essas informações para beneficiar concorrentes.
Isso exige, pelo menos até que as ferramentas de IA implementem políticas para armazenar os dados com segurança, que as organizações utilizem os recursos necessários para que suas informações não sejam compartilhadas indevidamente.
Alguns casos de uso da IA em sistemas ERP
Ao tornar os processos mais eficientes, a IA em sistemas ERP permite sua utilização em diversas situações, como analisar relatórios financeiros, melhorar as previsões, identificar irregularidades nos dados e transações ou otimizar a gestão da cadeia suprimentos prevendo flutuações de demanda para otimizar os níveis de estoque.
Além disso, a IA pode tornar os processos de gestão e retenção de talentos mais eficientes por meio da análise de dados dos funcionários, analisando desempenho, recomendando treinamento ou prevendo possíveis saídas. Da mesma forma, a IA em sistemas ERP contribui para a manutenção da conformidade com regulamentos, automatiza processos legais e garante a geração de relatórios precisos.
A Blend IT conta com uma equipe de especialistas qualificada e preparada para lidar com toda a cadeia de negócios e a implementação de uma solução ERP inteligente na sua empresa. Entre em contato e agende uma reunião com nossa equipe.