
Solução em nuvem: 5 dicas para aumentar a segurança
Solução em nuvem: 5 dicas para aumentar a segurança
A nuvem é uma solução que vem se destacando no mundo empresarial devido à sua praticidade, acessibilidade, mobilidade e segurança. Embora a plataforma possua um sistema robusto com diversos mecanismos de defesa, a falta de medidas externas que atuem em conjunto na sua proteção pode representar um sério risco às organizações, que ficam reféns da possibilidade de ter seus dados expostos, roubados ou danificados.
Adotar ações que aumentem a segurança é fundamental para evitar possíveis problemas no futuro. A seguir mostramos maneiras para trabalhar a proteção dos dados na nuvem.
5 dicas para melhorar a segurança na nuvem
Dentre as medidas que podem ser adotadas, temos:
1 – Trabalhar a segurança final dos usuários
Pense da seguinte forma, mesmo que o acesso aos dados esteja restrito a uma gama de colaboradores, se eles não forem conscientizados sobre a importância de verificar se os seus dispositivos estão livres de vírus ou outros arquivos maliciosos, pode haver o risco do upload de malwares na rede compartilhada.
Dessa forma, investir em palestras, treinamentos ou materiais didáticos sobre como identificar esses perigos são alternativas para conscientizar os colaboradores acerca dos riscos e evitar lidar com esse tipo de problema no futuro.
2 – Usar autenticação multifatorial
A autenticação multifatorial é uma medida de segurança que ajuda a evitar invasões, extravios e comprometimento de senhas, já que exige uma segunda autenticação, seja um código, uma impressão digital ou algum outro método gerado separadamente. A autenticação pode seguir os seguintes exemplos:
- Senha + Código
- Senha + Impressão Digital
- Senha + Link
3 – Monitorar e registrar as atividades dos usuários
Monitorar e registrar as atividades dos usuários permite mapear a frequência de uso e os dados que são frequentemente manipulados por cada um deles. Caso haja a perda ou roubo de login e senha, será mais simples realizar a identificação de possíveis invasores, já que, por ter um histórico consolidado, é possível saber quais movimentações estão fora do habitual.
4 – Realizar um teste de intrusão
O teste de intrusão (em inglês, penetration test) é uma prática na qual se simula um ataque hacker para verificar falhas ou brechas de um sistema ou uma rede. A partir dos resultados, são trabalhadas alternativas de correção e melhorias. Desse modo, o ambiente é melhorado constantemente, se tornando mais difícil de ser invadido.
5 – Definir restrições de acesso
Mesmo que o acesso à nuvem esteja restrito aos colabores com permissão, nem sempre todas as informações armazenadas podem ser acessadas por todos, por isso, é importante restringir o acesso de usuários e dispositivos a determinados arquivos. O que ajuda a garantir a confidencialidade de informações sensíveis, além de prevenir a prática de roubo por invasores.
Fale com a Blend IT
Embora as dicas mencionadas sejam efetivas na manutenção da segurança da nuvem, é importante conversar com um especialista antes de realizar qualquer iniciativa. A orientação profissional adequada possibilita a adesão a medidas que realmente fazem sentido para o negócio, dessa maneira, a empresa não desperdiça tempo com tentativas e consegue ir direto ao ponto, além de ter uma equipe qualificada dando suporte.
Na Blend IT, temos um time de especialistas aptos a implementar e configurar o seu sistema de gestão empresarial (ERP) na nuvem. Com nossa ajuda, seu negócio pode contar com soluções inovadoras e eficientes. Estamos à disposição para agendar uma reunião e discutir os projetos e as possibilidades para transformar o seu negócio.
Para falar com nosso time, acesse: https://blendit.com/contato/.