
Como modernizar a gestão pública com sistemas inovadores
O mundo está mudando em um ritmo surpreendentemente rápido, mas a principal missão do setor público, que é melhorar a qualidade de vida da população – fornecendo serviços básicos, educação e saúde e fortalecendo a economia – permanece sendo um desafio. Por isso, governos em todas as esferas precisam adotar a transformação digital e, assim, terem mais agilidade e dados confiáveis para a implantação de eficientes políticas públicas.
Embora não haja uma jornada única para a transformação da gestão pública, há um conjunto de desafios comuns que todos os encarregados devem superar em busca da modernização. São quatro as prioridades estratégicas: colocar o cidadão no centro das decisões; otimizar o uso dos dados, melhorar a eficiência operacional e capacitar a força de trabalho do futuro.
Com o cidadão como ponto focal, o setor público deve entregar processos simplificados e serviços preditivos, proativos, personalizados e autogerenciados em todos os canais.
Com dados confiáveis e processos mais eficientes, modernizando sistemas legados e com uma base digital para a tomada de decisões baseada em inteligência, gestores poderão redirecionar seus funcionários para tarefas mais estratégicas. E, ao automatizar tarefas diárias, eles poderão se concentrar nos casos que exigem envolvimento humano, melhorando o atendimento ao cidadão.
E, finalmente, é preciso oferecer ao funcionário público ferramentas e capacitação para que ele possa cumprir a sua missão, e se sentir engajado em todos os processos.
Tecnologia é a base da eficiência na gestão pública
As tecnologias digitais estão trazendo mudanças transformadoras para a sociedade e especialistas da SAP acreditam que, até 2025, muitas organizações do setor público aproveitarão as vantagens dos novos sistemas de ERP para se tornarem mais proativas, automatizadas, preditivas, orientadas por dados e focadas no cidadão.
Os serviços serão gerenciados a partir de módulos especialmente desenhados para atender requisitos da gestão pública no RH, gestão de contratos, arrecadação de tributos e taxas, gestão de compliance, entre outros setores.
O objetivo é contar com processos abrangentes e completos para cada setor e permitir um melhor compartilhamento de recursos e informações entre os órgãos, proporcionando maior transparência da gestão.
E, para a área de TI, soluções integradas proporcionam maior segurança, flexibilidade e escalabilidade, alinhando recursos e reduzindo custos com melhores processos de planejamento e implementação.
A modernização da gestão pública voltada para o cidadão precisa estar no centro da agenda de transformação digital dos governos. No entanto, a infraestrutura de TI fragmentada e a troca insuficiente de dados ainda estão impedindo a entrega desses serviços.
A tecnologia em nuvem, a Inteligência Artificial e a automação de processos podem ajudar as organizações governamentais a lidar com essa dificuldade, reunindo dados de várias fontes para fornecer uma visão 360º do cidadão, permitindo identificá-lo em vários pontos de contato de serviços e interações.
Esse é o caminho para a modernizar a gestão pública, entregando mais eficiência com menos custo: uma inovadora tecnologia centrada no cidadão.