
Como se preparar para uma migração S/4HANA?
Vai preparar uma migração S/4HANA em sua empresa? Sabia que existem, pelo menos, duas opções para quem deseja fazer essa transição? Ou seja, é possível realizar do zero a implementação do S/4HANA. Assim, é possível trabalhar na migração dos dados existentes e em um processo de predefinição de objetivos, em uma abordagem chamada de Greenfield.
Além disso, a outra opção é migrar para a versão S/4HANA, sem interromper os processos de negócios existentes, em uma outra abordagem conhecida como Brownfield.
Mas como escolher a melhor opção para a sua empresa? É o que você vai descobrir agora! Acompanhe!
Migração S/4HANA: pontos importantes
Ao fazer a transição para o S/4HANA, é preciso preservar as informações vitais da sua empresa. Por isso, é preciso ficar ter atenção aos seguintes pontos.
Unicode
O S/4HANA só suporta Unicode. Isto é, isso significa que, se o seu sistema ECC estivesse em várias páginas de código (MDMP), uma conversão Unicode teria que ser incluída na transição.
Dessa forma, a preocupação aqui é se as ferramentas de transição SAP S/4HANA suportam ou não essa conversão: tecnicamente sim.
No entanto, é preciso fornecer os respectivos vocabulários ao sistema para que ocorra a integração de dados durante a migração.
Arquivo
Embora a reorganização e a compactação geradas durante a transição reduzam o volume de dados, o ideal é salvar somente os arquivos mais relevantes para a sua empresa. Ou seja, é recomendado já que existe uma grande diferença de preço entre a capacidade de memória e de disco.
Portanto, é indispensável implementar uma estratégia de retenção de dados ou integrá-la a sua abordagem de migração.
Aproveite e leia também descubra o poder analítico dessa poderosa ferramenta!
Qualidade de dados
O S/4HANA gera relatórios operacionais em tempo real, mesmo durante o processo de transição. Dessa maneira, isso significa que em uma abordagem ETL não existe uma etapa intermediária de transformação. Nesse sentido, esse processo pode ocorrer de duas maneiras:
Governança passiva de dados
Nessa abordagem, a base de dados precisa ser limpa, antes da transição ou como parte do processo.
Governança ativa de dados
Independente da abordagem escolhida, a sua base de dados precisa permanecer limpa para garantir o perfeito funcionamento do sistema.
Interface
Durante a migração S/4HANA, a integração de dados é fundamental.
Afinal, a sua empresa precisa contar com a análise de informações em tempo real.
Dessa forma, isso quer dizer que a interface do S/4HANA precisa ser reimplementada antes da transição. Assim, é preciso focar nessa abordagem como parte da migração.
Migração S/4HANA: versões/patches
Finanças simples, edição local 1503
O Technically Simple Finance, na edição local 1503, é executado no HANA como banco de dados. Nesse caso, a transição de dados é muito semelhante à migração, e, em geral, é uma alternativa mais rápida para as empresas.
S/4HANA, edição local 1511
A edição 1511 se baseia nos componentes principais do S/4HANA. Assim, é preciso focar no banco de dados. Quando a maioria desses componentes já foram alterados, a transição tem o caráter de migração.
Modificação e melhorias
A SAP fornece ao usuário ferramentas que permitem verificar a conformidade das modificações e melhorias com o S/4HANA. Algumas correções podem ocorrer de forma automática. Além disso, a migração permite simplificar o sistema. Além disso, também possibilita eliminar os códigos que já não oferecem vantagem competitiva para a sua empresa.
Configuração/ Recurso
Nem todas as soluções exibidas por softwares de terceiros são compatíveis com o SAP HANA. Essas ferramentas, naturalmente, impediriam uma transição. No entanto, ainda é possível migrar. Ou seja, nesse caso, é necessário abrir mão dessas ferramentas e usar outras, mais modernas e eficientes.
Experiência do usuário/mobilidade
As interfaces do S/4HANA são Fiore, embora algumas transações ainda sejam processadas no SAPGUI para HTML alavancando Screen Personas. Antes de fazer a migração, portanto, é preciso se familiarizar com as duas tecnologias.
O sistema operacional da sua empresa é simplificado em termos de código, dados e integração? Nesse caso uma transição Brownfield para S/4HANA é a opção recomendada.
No entanto, se você precisa manter muitas funcionalidades do seu sistema atual, a migração Greenfield é uma opção mais viável e exibe um resultado limpo e simplificado.
Como você pôde perceber, neste conteúdo, a migração pode ser um processo complexo. Porém, indispensável, pois impacta diretamente na transformação digital da sua empresa. Nesse sentido, adotar uma consultoria SAP é sinônimo de ter os melhores resultados possíveis nos seus processos operacionais.
Então, não perca tempo! Entenda as vantagens de uma consultoria SAP para a sua empresa!
Ainda tem dúvidas sobre como se preparar para uma migração S/4HANA? Então, fale com nossos consultores. Eles irão ajudá-lo a sanar suas dúvidas!