
ERP SAP S/4HANA vs SAP ECC: afinal, quais as diferenças?
O SAP Business Suite é um grupo de aplicações destinados a executar funções de negócios essenciais. Dentre essas aplicações, a principal é o ERP, também chamado de Enterprise Resource Planning. O SAP foi um dos primeiros ERPs da história. Sua primeira versão, que começou como um software de gestão financeira, foi lançada ainda na década de 1970.
De lá para cá, o sistema evoluiu — e muito! Hoje, clientes empresariais se questionam qual versão do software é melhor para suas organizações: o SAP ECC — a quarta versão do software, lançada em 2006 — ou o SAP S/4 HANA, a versão mais nova do sistema.
Mas se você também possui a mesma dúvida, chegou ao lugar certo!
No artigo de hoje, vamos explicar as diferenças entre as duas versões e todos os detalhes que você precisa saber para tomar uma decisão informada.
A evolução dos sistemas SAP ao longo dos anos
Como falamos, o SAP começou como um pacote de aplicações para gestão financeira. A ideia era automatizar as tarefas essenciais à gestão de uma empresa que antes eram realizadas manualmente. Com o passar dos anos, o pacote de software foi expandido para incluir novos módulos. A versão do software foi, então, renomeada como R/1 poucos anos após sua chegada ao mercado.
O R/2, a segunda versão, foi lançado em 1979. A partir dessa versão, o software já combinava várias funções corporativas, incluindo logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos, recursos humanos, fabricação e contabilidade.
A próxima versão, chamada de R/3 foi lançada em 1992, já na era em que os computadores se tornavam populares. Foi somente em 2006 que a versão mais utilizada do SAP em todo mundo chegou ao mercado: o SAP ECC, também conhecido como SAP ERP Central Component.
Já em 2015, a SAP lança o S/4 HANA, a versão mais recente da suíte de aplicações, criada para rodar exclusivamente no banco de dados HANA, também criado pela SAP para acelerar os processos dentro do sistema ERP.
SAP ECC: a versão que popularizou o sistema no mundo
O SAP ECC é um dos aplicativos legados da SAP originalmente projetado para operar em um banco de dados de terceiros, como Oracle e IBM DB2.
Este é o sistema que a maioria das empresas possui e com o qual está familiarizada, pois inclui os módulos mais comumente usados, como finanças, recursos humanos (RH), armazenamento e logística. O SAP ECC também possui módulos como Planejamento de Produção, Gerenciamento de Materiais e Manutenção de Fábrica para indústrias.
O SAP ECC é o produto principal do SAP Business Suite e não deve ser confundido com a suíte de aplicações completa. O SAP Business Suite vai além dos módulos básicos e oferece suporte a funções especializadas, como gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) e gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).
SAP S/4 HANA: processamento de dados rápido e em tempo real
Antes de falar sobre o S/4, a versão mais recente do SAP, é preciso entender o que é o HANA. O HANA é um banco de dados do pacote de software de negócios da SAP.
No início, o HANA era uma ferramenta para gerenciar dados de armazenamento. Hoje, o banco de dados cresceu para se tornar uma plataforma analítica e de gerenciamento de dados, que pode funcionar no local ou na nuvem. Isso ajuda as empresas a realizar um gerenciamento eficiente em todos os sistemas operacionais.
Mas o que isso tudo tem a ver com o SAP S/4? Bom, as versões anteriores do software ERP da SAP podiam rodar em qualquer banco de dados, seja da própria SAP ou de terceiros. Já o S/4 foi construído para rodar exclusivamente no HANA. Enquanto, inicialmente, isso pode parecer uma desvantagem, já que tira o poder de escolha do cliente, nós vamos te mostrar as vantagens que a versão baseada no HANA possui sobre sua antecessora.
Veja mais >> Segurança da informação SAP: tudo que você precisa saber sobre o tema
Os benefícios do SAP S/4 HANA para empresas modernas
O SAP S/4 HANA está repleto de funções de tecnologia que estão entre as tendências para a nova década. Por exemplo, o aprendizado de máquina agora está disponível por meio do SAP Clea. Agora, a empresa pode ter um assistente digital chamado CoPilot, que ajuda a alinhar dados de negócios com inteligência artificial.
O S/4 HANA é projetado para resolver problemas complexos e gerenciar maiores quantidades de dados do que o ECC. Ele fornece uma melhor experiência do usuário e faz uma mudança de sistemas transacionais que registram dados para sistemas que utilizam dados em tempo real de fontes internas e externas.
Isso vai de encontro com as expectativas das empresas de coletar cada vez mais dados e utilizá-los para tomar decisões de negócios melhores e mais rápidas.
Além disso, em 2017, a SAP lançou o S/4 HANA Cloud, o software ERP completamente na nuvem. Organizações maiores geralmente operam em um sistema de duas camadas. Com a versão baseada em nuvem do HANA, as corporações podem gerenciar uma solução de suíte empresarial completa e abrangente. Inclui o SAP ERP Central Component, S/4 HANA e a versão em nuvem do S/4 HANA.
Por que contar com uma consultoria SAP?
O software ERP é essencial para as empresas e a SAP já provou ser a escolha certa para a maioria delas. Tanto o ECC quanto o S/4 HANA maximizam a eficiência e organizam as tarefas de gerenciamento da sua empresa.
No entanto, para conseguir explorar totalmente os benefícios do SAP ERP, as organizações devem contar com uma consultoria SAP. As empresas especializadas em consultoria SAP orientam você em cada etapa do processo de implantação do sistema, do design à personalização.
Entre em contato conosco e saiba mais!