
Como preparar os seus colaboradores para a era da transformação digital
As pessoas que fazem parte da transformação digital são tão importantes quanto as tecnologias, processos e infraestrutura envolvidos. Grande parte disso é a cultura de uma empresa e o que ela oferece em termos de aprendizado e desenvolvimento, não apenas para impulsionar a maturidade digital de uma organização, mas também para demonstrar o investimento no futuro de seus funcionários.
À medida que a pressão para melhorar as oportunidades de aprendizado e desenvolvimento continua se intensificando, os responsáveis pela progressão das habilidades precisam desenvolver novas maneiras de capacitar os funcionários e oferecer oportunidades de crescimento dentro dos negócios.
Então, como as empresas conduzem a parte das pessoas dentro da transformação digital? Para responder a isso, precisamos explorar os três elementos do processo: mentalidade, conjunto de habilidades e conjunto de ferramentas.
Mentalidade de transformação digital
No que diz respeito à transformação digital, o estágio da mentalidade no processo é sobre liderança, estratégia e cultura, com o objetivo final do negócio de adotar uma cultura digital inserida em seu DNA.
Embora a falta de adesão dos executivos seniores já tenha sido citada como a razão da lenta progressão da transformação digital, agora parece ser o envolvimento da equipe da linha de frente que está causando obstáculos.
Uma nova pesquisa da McKinsey descobriu que 84% dos CEOs estão envolvidos e comprometidos com mudanças transformadoras, contra apenas 45% dos funcionários da linha de frente. A chave para resolver isso possui dois lados: comunicação e empoderamento.
- Comunicação: empresas com executivos seniores que se comunicam com funcionários de todos os níveis da organização têm mais chances de obter sucesso na transformação em comparação com aquelas que não a empregam.
- Empoderamento: embora os membros seniores de uma organização possam conhecer seu papel no processo de transformação, muitos funcionários da linha de frente podem ter dificuldade em ver onde se encaixam. Capacitar os funcionários para ver como seu envolvimento pode ajudar a progredir na transformação não apenas os envolve no processo, mas também permite que eles vejam como isso afeta o sucesso dos negócios.
O envolvimento do RH pode ajudar a liderar esse processo, pois eles estão em melhor posição para compreender as capacidades dos indivíduos dentro da organização e para entender onde estão as lacunas de habilidades.
Os colaboradores podem se beneficiar da perspectiva do departamento de RH por meio do desenvolvimento de talentos, enquanto o recrutamento pode ser utilizado nos casos em que os funcionários internos não possuem as habilidades necessárias.
Conjunto de habilidades
O fato é que não há pessoas suficientes na equipe com as habilidades digitais certas. Apesar dos nativos digitais e da geração do milênio entrarem na força de trabalho, ainda há uma lacuna substancial a ser preenchida nas competências das organizações.
À medida que as tecnologias digitais continuam a evoluir, as habilidades necessárias para aproveitar essas evoluções precisam ser aprimoradas continuamente. Isso com a finalidade de filtrar as plataformas ou iniciativas que podem não funcionar com as que o desejam.
A chave para conseguir isso é fornecer credenciamento aos funcionários. Em outras palavras, suas habilidades precisam atingir um certo nível para obter o credenciamento por meio de um programa de certificação.
Isso garante que toda a força de trabalho obtenha uma certificação para garantir o mesmo padrão de recursos e, aplicando essas habilidades, elas podem impulsionar a transformação digital de seus negócios.
Conjunto de ferramentas
As pessoas aprendem de maneiras diferentes. Alguns ainda têm valor em ambientes de sala de aula ou workshops, mas grande parte tem buscado aprender em seu próprio ritmo em seu próprio ambiente através do aprendizado online.
Nos últimos anos, e com o desenvolvimento das tecnologias digitais, os profissionais interessados em aprimorar as habilidades voltaram-se para o aprendizado online. À medida que a vida se torna mais movimentada e o tempo é precioso, as pessoas querem aprender no seu próprio ritmo e ter acesso ao conteúdo quando e como precisam.
O aprendizado online normalmente exige menos tempo para os funcionários do que o aprendizado do mesmo material em uma sala de aula tradicional, facilitando a compreensão de porque muitas organizações e profissionais preferem esse método.
A retenção também é aprimorada através do aprendizado online. Isso se deve ao fato de as pessoas aprenderem no seu próprio ritmo, mas também poderem voltar aos materiais novamente quando necessário. Usar vídeos e também oferecer seminários on-line com perguntas e respostas ao vivo ao final pode trazer um enorme valor ao programa, além de redes de suporte que permitem que os alunos se envolvam.
Os funcionários são essenciais para o processo de transformação digital e para o seu sucesso. Ao criar e cultivar uma cultura que incentive uma mentalidade digital, uma força de trabalho estará melhor posicionada para impulsionar a maturidade digital de uma organização.
Agora que você aprendeu como preparar os seus colaboradores para a era da transformação digital, veja também como automatizar a área fiscal da sua empresa, que tem papel fundamental no caminho para um negócio moderno!