
Os impactos da tecnologia na saúde
Assim como acontece em diversas indústrias, a tecnologia na saúde ocupa um papel de destaque – a fusão da tecnologia com a saúde é responsável por salvar a vida de inúmeras pessoas ao redor do mundo e por melhorar a qualidade de vida da população.
A tecnologia médica é um campo amplo e nele a inovação desempenha um papel crucial. Áreas como biotecnologia e tecnologia da informação contribuíram significativamente para curar doenças e melhorar diagnósticos.
De “pequenas” inovações como bandagens adesivas até invenções mais complexas, como órgãos artificiais e próteses robóticas, a tecnologia na saúde, sem dúvida, tem causado um grande impacto.
Tecnologia na saúde – A importância da inovação
Como resultado do desenvolvimento de tantas inovações brilhantes, os profissionais da saúde acabam por dispor de novas maneiras de melhorar o dia a dia dos pacientes – seja ao realizar um diagnóstico mais preciso ou procedimentos cirúrgicos mais eficientes.
Se a tecnologia da informação realizou contribuições significativas para o nosso mundo, não foi diferente na área médica. Com o aumento do uso de prontuários médicos eletrônicos, serviços de teles saúde e tecnologias móveis, como tablets e smartphones, médicos e pacientes experimentam novos benefícios da tecnologia na saúde todos os dias.
A tecnologia médica evoluiu do uso de novos equipamentos para tecnologias que permitem conectar pacientes e médicos a milhares de quilômetros de distância um do outro por meio das telecomunicações.
Não é incomum que pacientes realizem videoconferências para realizar uma consulta médica e assim economizar tempo ou dinheiro com viagens para locais distantes. A tecnologia na saúde também permite enviar informações instantaneamente a qualquer especialista, esteja esse profissional onde estiver.
Agora, profissionais da área médica podem ter acesso a qualquer informação que precisarem – desde especificações sobre remédios até o histórico dos pacientes – em poucos segundos. E, como os dispositivos móveis estão sempre acessíveis, médicos e pacientes sempre podem obter as informações que precisam.
Melhoria da qualidade de vida
Melhorar a qualidade de vida é um dos principais benefícios do uso de novas tecnologias na área médica. Cirurgias minimamente invasivas, melhores sistemas de monitoramento e equipamentos de escaneamento mais confortáveis permitem que os pacientes se recuperem mais rapidamente e vivam por mais tempo, desfrutando de uma existência saudável.
A integração da tecnologia com a teles saúde, por exemplo, permitiu que cirurgias auxiliadas por robôs passam ser realizadas em pontos isolados do planeta (ou até mesmo em outros planetas). Desse modo, os cirurgiões podem operar fora de sua “base”, e os pacientes podem se submeter a um procedimento de ponta em um hospital localizado na sua cidade natal, eliminando as dificuldades e o estresse de uma viagem em condições de saúde debilitantes. As cirurgias robóticas também possibilitam a realização de procedimentos minimamente invasivos, com menos cicatrizes.
Tecnologia e Pesquisa Médica
Cientistas da área médica estão constantemente realizando pesquisas e testando novos procedimentos para ajudar a prevenir, diagnosticar e curar doenças. Também se dedicam a desenvolver novos medicamentos, capazes de diminuir sintomas ou tratar doenças.
Por meio do uso da tecnologia na área de pesquisa, os cientistas passaram a compreender melhor o funcionamento do corpo humano e o desenvolvimento de doenças. Assim é possível testar tratamentos contra doenças potencialmente fatais, como a malária ou a poliomielite.
A tecnologia também permitir criar novas vacinas, capazes de evitar a disseminação de doenças e de salvar milhares de vidas em todo o mundo. De fato, a Organização Mundial da Saúde estima que as vacinas salvem cerca de 3 milhões de vidas por ano e evitem que milhões de outras pessoas contraiam vírus e doenças letais.
Gostou do texto? Então compartilhe nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a ficarem por dentro do assunto!