
5 vantagens da computação em nuvem para a sua empresa
Você já conhece as vantagens da computação em nuvem? A “nuvem” pode ser definida como uma rede de servidores remotos na qual os dados de uma empresa são armazenados, gerenciados e processados.
Um sistema de ERP em nuvem é capaz de gerar uma grande economia para uma empresa, aliada a alta segurança e a uma enorme capacidade de armazenamento.
Quer descobrir outras vantagens da computação em nuvem? Continue a leitura!
Vantagens da computação em nuvem para uma empresa
1. Economia
Ao investir em uma nova tecnologia, uma empresa precisa verificar se ela representará um bom retorno sobre o investimento. Um ERP em nuvem dispensa investimentos em hardware, uma vez que a tecnologia usa dados hospedados nos servidores do provedor.
Com um EPP em nuvem a sua empresa não precisará de mais espaço físico, nem contratar mais funcionários e, o que é melhor, não precisará cobrir custos com manutenção de equipamentos.
2. Recursos escalonáveis
A sua empresa precisa aumentar sua capacidade de rede para cobrir picos de curto prazo? Ou precisa aumentar seus recursos? A computação em nuvem atende a essas necessidades.
Uma das vantagens do ERP em nuvem é que a escalabilidade vem embutida. Caso a sua empresa precise de recursos extras devido a um pico inesperado, poderá aumentar sua capacidade de computação imediatamente.
E caso o pico dure poucos dias, poderá diminuir a demanda, sem a necessidade de contratar um novo servidor. A nuvem oferece maior agilidade e competitividade para a sua empresa.
3. Vantagem competitiva
O tempo de implantação do ERP em nuvem é praticamente zero e, a partir dessa implantação, todos os aplicativos da sua empresa estarão online quase instantaneamente. Isso proporciona uma vantagem competitiva sobre os concorrentes que ainda não adotaram essa tecnologia.
Além disso, empresas menores, que normalmente ficariam em desvantagem em relação a grandes empresas com maior capacidade interna, agora se encontram em igualdade de condições, sem a necessidade de investir pesadamente em seus próprios centros de informática.
4. Alta disponibilidade
A medida que as empresas se tornam cada vez mais dependentes de aplicativos para executar suas operações críticas, o tempo de inatividade pode gerar enormes prejuízos.
A falha do servidor pode deixar as empresas completamente paralisadas e voltar a ficar online pode ser um processo desafiador e às vezes muito demorado.
Uma das vantagens da computação em nuvem é que ela elimina a possibilidade de falhas no servidor e, consequentemente, de paralisação. Um ambiente de nuvem é projetado para fornecer desempenho previsível e consistente, com 100% de tempo de atividade garantido.
O design hiperconvergente da nuvem protege contra tudo, desde falha no disco rígido até falhas do servidor, permitindo que aplicativos de missão crítica estejam disponíveis o tempo todo.
5. Segurança
Com o ERP em nuvem, sua empresa está protegida contra hackers, vírus e roubo de dados internos. Os provedores da computação em nuvem são obrigados a cumprir uma série de regulamentos de segurança rigorosos para proteger os dados de seus clientes.
Isso inclui o uso de uma robusta tecnologia de firewall que possui sistemas de prevenção contra invasão e proteção contra vírus, capazes de detectar e isolar as ameaças antes que elas cheguem ao seu servidor.
Gostou do nosso artigo sobre as vantagens da computação em nuvem? Assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo!