Como maximizar o lucro com controle de estoque
A maioria das empresas entende que precisa realizar um controle de estoque eficiente para maximizar seus lucros, mas será que de fato fazem isso?
O maior motivo de falência entre as empresas brasileiras não é a diminuição do volume de vendas causado pela mais recente crise financeira e nem os altos gastos com a folha de pagamento de pessoal. O grande vilão do empreendedorismo é a má administração dos ativos da empresa.
Como em tempos áridos a maioria das empresas trabalha com margens de lucro pequenas, o controle de custos é sempre visto com preocupação. O controle de estoque tem um grande impacto sobre as operações diárias e é fundamental para maximizar o lucro da empresa.
Mas como maximizar o lucro com controle de estoque? É o que você vai descobrir melhor agora!
3 dicas para um controle de estoque eficiente
1. Faça uma contagem detalhada do itens em estoque
Embora possa haver variações de empresa para empresa, de uma forma geral o estoque é o local destinado a armazenar produtos acabados, matérias-primas ou itens destinados ao varejo.
Um controle eficiente deve começar pela contagem de todos os itens disponíveis. O objetivo desse controle é saber exatamente quantos e quais mercadorias estão disponíveis no estoque da empresa.
Além disso, essa visibilidade ajudará a sua empresa a gerenciar o estoque atual e a identificar problemas como excesso de estoque ou a escassez. A par dessas informações, será possível tomar medidas para melhorar a eficiência geral.
2. Analise os itens mais vendidos
Depois de contabilizar as mercadorias disponíveis no estoque da sua empresa, analise a planilha de vendas. Alguns itens, com certeza, vendem mais do que outros.
Além disso, certos produtos tem maior procura em épocas específicas do ano. Esses produtos são chamados de itens-chave e devem ser inventariados todos os dias para que nunca faltem. A escassez de estoque pode prejudicar a marca da sua empresa e o relacionamentos com o seus clientes, uma vez que eles esperam que os itens que a sua empresa vende estejam sempre disponíveis para compra.
Por outro lado, se uma grande quantidade de um determinado produto estiver encalhada, analise a possibilidade de oferecê-lo como um brinde.
3. Instaure uma solução contra furtos e roubos
Um software de controle de estoque é mais preciso do que depender de planilhas do Excel ou ter que fazer o controle de estoque por meio de anotações em papel. Dados inseridos manualmente são altamente propensos a erros.
Essa ferramenta também permite saber onde exatamente cada produto está e a qualidade de cada item nas filiais de uma empresa. Por fim, sistemas de gestão permitem determinar quais itens foram roubados das dependências da empresa e assim identificar os produtos que apresentam alto risco de extravio. Esse produtos devem ficar sob monitoria constante ou em locais que coíbam o furto.
Um software de rastreamento de estoque tornará o controle de estoque mais preciso e evitará que falhas humanas ocorram.
Que tal ficar por dentro de outras dicas de controle de estoque? Assine o nosso newsletter e não perca mais nenhum conteúdo!