
Desenvolvimento Móvel Multiplataforma com Xamarin
Atualmente os dispositivos móveis são a solução natural para atender diversas necessidades diárias. Quer pedir um taxi? Precisa pagar uma conta? Conhecer algum restaurante? Acessar seus e-mails? Para todas essas perguntas, o seu celular pode ser a resposta mais rápida e fácil.
Seguindo esta tendência mundial e buscando se aprofundar neste mercado, a Microsoft adquiriu no início deste ano a Xamarin. A Xamarin possibilita o desenvolvimento multiplataforma de aplicativos para dispositivos móveis a partir de uma base compartilhada de código C#. Ou seja, permite a construção facilitada de aplicativos que possam ser publicados tanto em Android quando iOS e Windows Phone.
Analisando uma pesquisa atual (Julho/2016) pelo termo “Xamarin” no Google Trends podemos ver o crescimento que a empresa vem tendo desde fevereiro de 2011, quando foi lançada no mercado. Um pico de buscas aconteceu logo após a aquisição pela Microsoft (em fevereiro de 2016).

Gráfico extraído do Google Trends em Julho de 2016 mostra a evolução da busca pelo Xamarin.
Já em abril deste ano (quando podemos observar outro pico de buscas) tivemos o anúncio de que a plataforma seria disponibilizada de forma gratuita. Isso mesmo! Claro que isso não se aplica a realmente todas as situações, mas com certeza abre um leque de possibilidades e de divulgação da plataforma. Podem utilizar o Xamarin gratuitamente (sem limite de tamanho dos aplicativos): desenvolvedores individuais, projetos open source, pesquisas acadêmicas, educação e pequenas equipes profissionais com até 5 usuários simultâneos.
Com a aquisição pela Microsoft, assim como a difusão do uso da plataforma na comunidade de software, podemos esperar que a Xamarin aumente sua maturidade e desenvolva um papel ainda mais importante no mercado de desenvolvimento multiplataforma. Isso leva facilidade para os desenvolvedores e aumenta as possibilidades para sua empresa entrar nesse negócio tão rico que é o mundo dos dispositivos móveis.
Caso tenha interesse em conhecer mais sobre Xamarin, você pode acessar o endereço xamarin.com.
Por André Zanatta Borgonovo, especialista em projetos Microsoft