
Confira 7 práticas recomendadas para escrituração fiscal
Em um país com normas contábeis e fiscais extremamente complexas, como o Brasil, contar com as melhores práticas de escrituração fiscal é fundamental para evitar problemas com o Fisco e tornar o trabalho dos profissionais do setor mais eficiente e produtivo.
Afinal, manter um controle rígido em relação aos fluxos de caixa, mesmo que ferramentas digitais sejam utilizadas, é um grande desafio. Alguns processos precisam ser bem estabelecidos para evitar erros.
Feita de maneira correta, a escrituração fiscal permite que a empresa mantenha registros de todas as transações financeiras e tributárias realizadas, facilitando a definição de orçamentos, monitoramento de despesas e até a identificação de oportunidades de negócios.
Melhores práticas de escrituração fiscal
Manter os registros financeiros corretos e revisar essas informações regularmente é a melhor forma de garantir a saúde da empresa no longo prazo. Afinal, ninguém quer pagar multas por problemas fiscais.
Apesar de aparentemente ser simples controlar todos os registros, há diversos fatores que precisam ser considerados, como o momento correto que a escritura deve ser realizada. Para ajudar os profissionais do setor, algumas práticas podem ser seguidas, confira:
Informações atualizadas
Informações sobre fornecedores, produtos, tributos a pagar, entre outras, precisam ser constantemente atualizadas para evitar erros e punições.
Regras para o setor
Manter-se informado sobre as regras de escrituração fiscal é fundamental para os profissionais da área. Em 2022, uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) mostrou que, diariamente, quase 40 normas tributárias são editadas. Conhecer o Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) e o Código de Situação Tributária (CST), entre outros, faz parte das obrigações do profissional de escrituração fiscal.
Obrigações fiscais
Muitas empresas acreditam que, para reduzir custos, seria necessário violar algumas regras, como sonegar impostos. Esse é um erro que não deve ser cometido. Os custos envolvidos são muito mais altos do que cumprir corretamente essas obrigações e podem até aumentar a carga tributária paga pela empresa.
Tecnologia como aliada
Com a adoção de sistemas digitais, as empresas podem automatizar diversos processos contábeis, inclusive os de escrituração fiscal, coletando e lançando dados automaticamente em sistemas e reduzindo erros que poderiam ser causados por entradas manuais ou por soluções que deixam de atender a todo o processo envolvido.
Além disso, com o uso de assinaturas digitais e certificados digitais, é possível reduzir a burocracia para validar informações.
Outro benefício é contar com serviço de atualização constante, que permite que qualquer alteração na legislação contábil seja realizada em tempo real, e também garantir o acesso de qualquer lugar, a qualquer hora, com segurança e confiabilidade.
Adoção do SPED
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é uma plataforma criada pelo governo federal para o envio de informações fiscais e contábeis de empresas. Composto por módulos distintos, conta com um voltado para a Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal), pelo qual é possível padronizar as escriturações e validar essas informações digitalmente, o que garante que o registro foi realizado, apresentado e emitido, além de facilitar o cumprimento das obrigações fiscais.
Integração de processos
Processos manuais ainda são uma realidade em diversas empresas brasileiras, e a área contábil é uma das mais impactadas. Contar com um serviço de integração do sistema fiscal com ERP permite realizar escriturações de maneira mais eficiente, reduzindo erros e garantindo a confiabilidade das informações.
Apoio especializado
Buscar ajuda externa, como a consultoria fiscal da Blend IT, é a melhor maneira de repensar processos fiscais e torná-los mais simples, eficientes e confiáveis, o que reduz riscos nas operações financeiras e contábeis.
Com o apoio de especialistas é mais fácil e rápido integrar o sistema fiscal com ERP, automatizar processos e otimizar as informações, ao mesmo tempo em que processos manuais são eliminados.
Como a implementação de sistemas e processos de escrituração fiscal são realizados corretamente e com o auxílio de consultores experientes, o suporte ao sistema fiscal utilizado pela empresa e a entrega de todas as obrigações no prazo correto, com informações confiáveis, é garantido.
Quer melhorar o desempenho da sua área fiscal? Fale com um dos nossos especialistas e conheça nossa consultoria fiscal.