
O que é segurança da informação SAP?
Quando as pessoas falam em segurança da informação, o foco geralmente se limita às preocupações externas, como configuração de firewall, segmentação de rede, segurança na nuvem e por aí vai. No entanto, hoje, a conversa não pode terminar aí, mas precisa se estender ainda mais para incluir os softwares internos de uma organização.
Com dados críticos para os negócios hospedados no software ERP SAP, os ataques cibernéticos contra esses sistemas aumentaram drasticamente em complexidade. Assim, comprometendo a segurança das informações das organizações em todo o mundo. Diante desse cenário, é imperativo impedir esses desvios e proteger seus sistemas! Saiba mais a seguir:
Segurança da informação SAP: qual sua importância para o compliance de TI?
A SAP possui mais de 440.000 mil clientes em todo, ou seja, 77% da receita de transações do mundo atinge um sistema SAP. Esses números mostram a importância dos dados que circulam pelo sistema da empresa. No entanto, historicamente, a segurança da informação SAP foi um ponto negligenciado pela TI das empresas.
De fato, o instituto Ponemon, especializado em pesquisas sobre segurança de ERP, estima que 95% de todos os sistemas são vulneráveis aos ataques externos e internos.
Para entender essa taxa de vulnerabilidade aparentemente alta, é necessário entender o histórico dos sistemas SAP. Quando a SAP lançou seu produto mais vendido, no início dos anos 90, impulsionou a transição do SAP de um fornecedor local de software para uma das maiores empresas de TI do mundo.
Naquela época, os sistemas SAP eram sistemas de silos isolados, com quase nenhuma conexão com a infraestrutura geral de TI da empresa. Isso resultou em alguns desenvolvimentos que ainda afetam a segurança da informação SAP atualmente:
- No passado, o departamento SAP era (e em alguns casos ainda é) separado da organização geral de TI. Consequentemente, quando a segurança cibernética se tornou mais um tópico de foco, o departamento de TI não se sentiu responsável por proteger também os sistemas SAP;
- Quando a internet varreu os departamentos de TI corporativos, a partir do início dos anos 90, os sistemas SAP demoraram a se adaptar, principalmente, devido à dificuldade em aplicar atualizações em um software que controla efetivamente toda a empresa. Consequentemente, muitas correções de segurança não são implementadas pelos clientes;
- A SAP fez sua parte para resolver os problemas de segurança. A empresa trabalha continuamente na proteção de suas soluções. No entanto, pelas razões expostas acima, os clientes hesitaram em seguir o exemplo da SAP. O que significa que a maioria das corporações trata a segurança da informação SAP como uma questão de baixa prioridade.

Como garantir a segurança da informação SAP?
Garantir a segurança da informação SAP, portanto, é garantir a proteção de todos os dados que circulam pelo sistema da empresa. Para isso, é preciso pensar em alguns pontos.
Veja quais são eles abaixo:
- Infraestrutura: é preciso avaliar o software e o hardware que suportarão o sistema para garantir a segurança dos dados. O antivírus utilizado possui integração com o SAP? Como é feita a segurança de Wi-Fi para garantir que, quando estejam em trânsito, os dados estejam seguros?
- Segregação de funções: o SAP integra dados de todos os departamentos da empresa e em todos os níveis. Por isso, é preciso pensar na hierarquia de acesso para que determinados dados só sejam acessados por profissionais autorizados;
- Treinamento: os colaboradores são sua linha de frente. São eles que operam o sistema diariamente e lidam com diferentes níveis de dados sigilosos. Para garantir que não haja mau uso, é preciso treinar o time sobre as melhores práticas de segurança. Em outras palavras, é preciso priorizar a criação de senhas fortes, o não compartilhamento de senhas e ações para prevenir ataques que utilizam de engenharia social;
- Aplicações periféricas: é comum que o SAP seja conectado às aplicações periféricas. Também é preciso pensar em como essa conexão será feita e quais são as medidas de proteção dessas aplicações para garantir que os dados, que trafegam entre os dois sistemas, estejam seguros;
- Compliance: por último, é preciso pensar na conformidade com as leis regulatórias que buscam evitar fraudes e desvios financeiros dentro das empresas.
Segregação de funções: o controle de autorizações SAP
Quando falamos do acesso ao SAP, o controle de autorizações é essencial para garantir o acesso aos dados de acordo com as funções e hierarquia da empresa.
A segregação de funções (Segregation of Duties — SoD) SAP é um controle interno primário destinado a impedir ou diminuir o risco de erros ou irregularidades, identificar problemas e garantir que as ações corretivas sejam tomadas. Isso é alcançado assegurando que nenhum indivíduo tenha controle sobre todas as fases de uma transação comercial dentro do ERP.
Em certas áreas de negócios, como em Compras, a segregação de funções é altamente importante. Qualquer departamento que aceite fundos, tenha acesso a registros contábeis ou tenha controle sobre qualquer tipo de ativo deve se preocupar com a implementação de SoDs.
Como mencionado acima, a segurança da SAP é um tópico muito complexo e existem alguns fornecedores especializados em ferramentas de segurança da SAP, que vão desde soluções para validar código personalizado até impedir o download não autorizado de dados.
Por isso, o ideal é contar com uma consultoria SAP que permita à gestão de TI interna da sua empresa focar em pontos estratégicos e, ao mesmo tempo, que garanta a segurança da informação, a definição e aplicação de regras de governança dentro do SAP.
A segurança da informação SAP deve ser uma parte essencial da TI da empresa. Para continuar aprendendo como melhorar a sua, veja como o ERP inteligente pode trazer benefícios à organização!