
3 tecnologias de IA que estarão presentes nos ERPs até 2020
Apesar de ser uma tecnologia relativamente nova, a Inteligência Artificial está causando sérias mudanças no mercado de software. O Gartner prevê que, até 2020, quase todos os novos softwares do mercado alavancarão a tecnologia de IA de alguma forma. Até 2021, 80% de todas as tecnologias emergentes contarão com a IA como peça central de sua infraestrutura. E hoje vamos tratar de tecnologias de IA estarão presentes nos ERPs.
O software ERP, que apresenta eficiência operacional como uma característica chave, é um terreno fértil para a implementação dessas tecnologias. Os recentes avanços na IA e no aprendizado de máquina mostraram um potencial ilimitado para os fornecedores de ERP — mas, com isso, surge muita incerteza.
Quais tecnologias de IA estarão presentes nos ERPs?
Uma coisa sabemos com certeza: se as empresas otimizarem seus sistemas e dados de ERP para as aplicações práticas da IA agora, estarão melhor posicionadas para alavancar a tecnologia à medida que ela amadurece e se torna quase universal no mercado de software.
Como é a IA em um sistema ERP
Para melhor as tecnologias de IA estarão presentes nos ERPs, pense em termos de suas aplicações práticas — coisas como análise de dados e tomado de decisão. A IA não é uma coisa única; são todas as partes e processos que trabalham nos bastidores para retornar facilitar esses resultados.
Os sistemas de ERP da IA podem reconhecer padrões e automatizar tarefas de rotina, e eles fazem tudo isso em um piscar de olhos, dando às empresas um nível sem precedentes de eficiência, funcionalidade e percepção de seus dados.
Ao ter uma imagem completa dos dados operacionais de negócios de nossos clientes, podemos fornecer uma melhor inteligência para desbloquear o potencial oculto de seus dados e ajudá-lo a gerenciar seus negócios com mais eficiência.
Mas como isso acontece exatamente?
3 tecnologias de IA estarão presentes nos ERPs
A IA apresenta três pontos principais para as empresas:
1. Oferece insights mais profundos sobre seus dados
Dentro de um determinado conjunto de dados, como os grandes conjuntos de dados encontrados em um ERP, existem padrões e correlações que nem sempre são visíveis ao olho humano.
Com a IA, as empresas podem identificar essas tendências menos óbvias e fazer inferências sobre operações comerciais específicas, o que, por sua vez, permite previsões mais precisas.
Por exemplo, um sistema baseado em IA pode identificar a correlação entre um aumento ou queda na produção e uma função comercial específica no gerenciamento da cadeia de suprimentos – insights que levariam um ser humano significativamente mais tempo para extrair.
2. Automatiza processos de rotina
Quando um humano executa uma determinada tarefa dentro do sistema ERP, ele ou ela segue um conjunto de regras — consciente ou inconscientemente — que governam suas ações e metodologia.
Tais tarefas comportamentais geralmente podem ser expressas em termos matemáticos e programadas em software, que pode aplicar esse conjunto de regras a um conjunto de dados definido e tomar decisões inteligentes mais rapidamente do que qualquer humano poderia.
Isso torna as responsabilidades rotineiras, como contabilidade e administração da folha de pagamento, tão fáceis quanto clicar um botão. Como consequência, os funcionários são liberados para se concentrar em tarefas e processos de alto nível, com os quais nenhuma máquina (ainda) pode lidar com segurança.
3. Melhora a experiência do usuário por meio da interação
Esse elemento da IA toma decisões inteligentes com base em informações humanas, que por sua vez tornam o aplicativo mais rápido e útil para o usuário.
Imagine uma pesquisa de informações em um determinado conjunto de tipos de registro, como dados de clientes ou dados de catálogo de produtos.
O software pode priorizar os resultados de pesquisa com base no histórico de interação do usuário, de maneira a personalizar a experiência dele(a) e facilitar a localização do que está procurando. Em um sistema que emprega grandes quantidades de dados, como um ERP, isso é crucial.
Embora os sistemas ERP sempre tenham sido capazes de integrar várias funções dentro de uma organização, a IA leva essa integração para o próximo nível. Isso é feito analisando grandes quantidades de dados, fazendo previsões e sugerindo os próximos passos.
Gostou de conhecer como as tecnologias de IA estarão presentes nos ERPs até 2020? Comente abaixo e nos conte o que achou das mudanças!