
O que é e como funciona a compliance fiscal?
Você sabe o que é compliance fiscal? A palavra compliance significa conformidade. Na área fiscal esse termo indica que a empresa deve agir em conformidade com o Fisco para evitar multas e a outras penalidades que possam impedir a continuidade das suas atividades.
A compliance fiscal facilita o dia a dia dos profissionais da área contábil das empresas uma vez que possibilita um maior controle e uma maior organização de todos os processos de negócios.
Quer descobrir como a compliance fiscal funciona? Continue a leitura!
Desafios da área fiscal
Como você sabe, a legislação fiscal brasileira é extremamente complexa e exige mudanças e atualizações constantes. Todos esses pontos obrigam as organizações a seguirem um calendário fiscal extremamente rigoroso.
As informações fiscais envolvem todas as áreas da empresa, do departamento de vendas ao setor de pessoal, o que requer uma certa dose de concentração e preparo. Seguir os preceitos legais é de grande importância para todas as empresas, uma vez que agindo conforme a lei essas organizações evitam ser submetidas a multas e a outras penalidades fiscais.
Além disso, é comum que empresas cometam alguns erros, tais como:
-
Lançar o CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) de forma errada, não relacionando entradas e saídas de mercadoria de forma correta.
-
Calcular a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de forma incorreta.
-
Calcular o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) de forma incorreta.
-
Emitir nota fiscal com erros ou discrepâncias de valor.
Evitar esses pequenos equívocos é fundamental para que a empresa apresente um bom desempenho financeiro e não acumule erros ao longo dos anos.
Entenda melhor a compliance fiscal
A compliance fiscal diz respeito ao cumprimento de normas e a melhoria dos procedimentos fiscais. Ou seja, engloba um conjunto de ferramentas capazes de melhor organizar a área fiscal das empresas para o fiel cumprimento da lei.
Para isso, é preciso que haja o monitoramento constante da área fiscal da empresa e um gerenciamento capaz de evitar erros ou incongruências durante o processo.
Importância da compliance fiscal para as empresas
A compliance fiscal é uma metodologia de trabalho, capaz de tornar os processos tributários mais eficientes. Mas qual o impacto que essa metodologia oferece as empresas?
1. Valorização da empresa no mercado
Uma empresa que se destaca por suas boas práticas financeiras é valorizada e reconhecida no mercado. Isso é uma vantagem competitiva, uma vez que por meio dessas boas práticas a empresa conseguirá maiores descontos em linhas de crédito e atrairá melhores investimentos – benefícios valiosos para as empresas que desejam se destacar no mercado.
Por que isso ocorre? A compliance fiscal está intimamente ligada a uma prática de gerenciamento meticulosa e eficiente. Ao adotá-la a sua empresa será vista com mais credibilidade por todos os seus fornecedores, clientes e, é claro, por todas as instituições financeiras com as quais é possível conseguir crédito.
2. Alinhamento das obrigações fiscais com os objetivos da empresa
Alinhar a compliance fiscal aos objetivos da empresa é fundamental para que as inúmeras obrigações impostas pelo governo sejam de fato cumpridas.
A compliance fiscal, permite, portanto, controlar o calendário fiscal da empresa de formas prioritária e observar as responsabilidades fiscais da empresa de maneira mais assertiva.
3. Controle mais eficiente
A compliance fiscal torna o controle fiscal da empresa mais eficiente, de forma a evitar multas e outras penalidades fiscais. Esse controle mais apurado possibilita, por exemplo, uma melhor administração das pendências fiscais e um monitoramento mais apurado das Certidões Negativas de Débitos (CNDs).
É importante observar que um controle eficiente exige a realização de auditorias internas por meio do cruzamento de dados contábeis da empresa.
4. Maior segurança
A compliance disciplina o cotidiano operacional das empresas e verifica se todos os prazos fiscais foram de fato cumpridos. Além disso, por meio dessa metodologia é possível verificar se o regime tributário escolhido pela sua empresa é o mais adequado.
Esse conjunto de normas também incentiva práticas fiscais mais eficientes, tais como:
- Melhoria das atividades fiscais e contábeis da empresa.
- Instauração de programas de prevenção de fraudes.
- Implementação de programas de auditoria interna.
- Instauração de programa de gestão de riscos.
- Melhoria da segurança da informação.
A compliance fiscal auxilia as organizações a melhorarem os seus processos fiscais de modo a diminuírem o risco de exposição ao Fisco. Essas boas práticas também garantem a manutenção de processos seguros e eficazes de controle.
Agora que você já sabe o que é compliance fiscal, que tal descobrir como automatizar a área fiscal da sua empresa?