
Fatores a considerar na hora de contratar uma Consultoria de TI
Contratar uma consultoria não é uma tarefa fácil, ainda mais na área de TI, que é uma peça estratégica para a evolução e competitividade em qualquer empresa. Por isso, escolher o parceiro de TI certo, mais do que contratar um serviço, é ter à disposição do negócio uma equipe preparada para dar suporte em demandas rotineiras e resolver eventuais casualidades, além de ter acesso à expertise para executar determinados projetos, seja para otimizar os processos, garantir a eficiência e segurança dos sistemas, ou modernizar as operações da empresa.
Mas como encontrar o parceiro de TI certo? Para responder à essa pergunta, preparamos este artigo, que traz os principais fatores a considerar na hora de contratar uma consultoria de TI, tudo para que o seu negócio possa contar com o suporte certo e veja o seu investimento dando o retorno esperado. Confira!
Escopo de trabalho de uma Consultoria de TI
A consultoria de TI é uma equipe terceirizada, responsável pela gestão e avaliação das práticas estratégicas de TI do contratante, fornecendo soluções que vão desde suporte técnico e de aplicações, desenvolvimento de software ao monitoramento da infraestrutura.
Pontos a considerar antes de contratar uma Consultoria de TI
Agora que você já sabe qual é o papel de uma consultoria de TI, vamos partir para os pontos a serem considerados na hora de escolher um parceiro. Veja a seguir:
1 – Entenda o que você deseja alcançar ao contratar uma consultoria de TI
Antes de tudo, é preciso fazer um mapeamento completo da área de TI do negócio. Esse processo é importante para entender as necessidades e melhorias que precisam ser supridas dentro do departamento. Essas informações também são importantes para ajudar a consultoria a compreender como eles podem atuar para otimizar o setor de TI.
Além disso, mesmo que em uma consultoria de TI haja profissionais das mais variadas expertises, a área de tecnologia é ampla e complexa, por isso, nem sempre determinada consultoria pode atuar com o escopo de serviço que a empresa precisa, o que por sua vez também ajuda a limitar as opções de consultorias a serem contatadas.
2 – Confira o portfólio da consultoria
Para conferir a capacidade de uma consultoria de TI, nada melhor do que pedir para conferir o portfólio da empresa. Por meio dele, é possível conhecer projetos anteriores, que ajudam a entender o método de trabalho, os KPI´s, os resultados e nível de qualidade atingidos.
3 – Peça indicações de consultorias de TI
Com tantas opções de consultorias de TI no mercado, não é fácil escolher um parceiro, ainda mais se você não tem experiência na contratação em serviços desse escopo. Por isso, peça o auxílio de profissionais do ramo, ou procure informações em entidades de profissionais de TI conhecidas, que podem te ajudar a construir uma percepção mais assertiva acerca da qualidade e nível de expertise das consultorias que pretende entrar em contato.
4 – Não se apegue ao orçamento
Ao decidir contratar um serviço de TI, o orçamento disponível faz a diferença no momento de escolher um parceiro, entretanto, não coloque o preço do serviço como um fator decisivo na hora da escolha. Os custos com consultoria de TI não são meros gastos, mas um investimento, visto que o suporte de uma equipe qualificada é capaz de transformar o negócio em diferentes níveis e impulsionar o seu crescimento.
5 – Verifique experiência, reputação e certificações
Quando optamos por contratar um serviço, queremos ter o apoio do melhor prestador, que nos entregue uma relação custo-benefício satisfatória e faça o investimento valer a pena. Para que você conte com o melhor prestador de serviço em TI, você deve verificar informações sobre o tempo de atuação da empresa, a sua reputação no mercado e o currículo e certificações dos profissionais que compõem o seu time. Hoje, é imprescindível que os especialistas que atuam em consultorias de TI tenham certificações em:
- Segurança da informação;
- Routing e Switching;
- Banco de dados;
- E gerenciamento de projetos.
Além disso, a depender do foco de atuação da consultoria, outras certificações são necessárias.
6 – Veja o feedback de outros clientes
Para atestar a qualidade de um produto ou serviço, nada melhor do que saber a opinião de quem o utilizou, não é verdade? Com as consultorias de TI funciona da mesma forma. Busque avaliações de clientes que trabalharam com a empresa, principalmente de organizações que possuem um escopo de atuação semelhante ao seu negócio. Se necessário, não hesite em contatá-las, afinal, um contato direto facilita saber informações sobre o real grau de satisfação desses clientes.
Outras formas de buscar feedbacks sobre o trabalho da consultoria são:
- Conhecer os canais de comunicação da consultoria, como redes sociais, blog e site;
- Ler artigos sobre cases de sucesso realizados pela empresa;
- Assistir vídeos relacionados a experiência de outros usuários com o serviço;
- E fazer pesquisas em fóruns de discussão voltados para TI.
7 – Verifique se a consultoria de TI conta com uma equipe multidisciplinar
A área de tecnologia é ampla e complexa, o que torna impossível o domínio total de todos os temas por um único especialista. Diante disso, é fundamental que uma consultoria de TI conte com uma equipe multidisciplinar, ou parceiros estratégicos que forneçam suporte quando necessário, para assegurar a entrega dos projetos. Dentre as principais expertises que um parceiro de TI deve ter são:
- Administração de redes;
- Arquitetura da informação;
- Desenvolvimento de software;
- Gerenciamento de banco de dados;
- Infraestrutura;
- Implantação de sistemas;
- Processamento de dados;
- Segurança da informação;
- Suporte técnico.
Dica bônus: Service Level Agreement (SLA)
Sabemos que contratar uma consultoria de TI não é uma atividade qualquer, que exige o investimento de recursos substanciais para a empresa, que ao contratar um serviço, ela deseja ver o seu investimento dando frutos. Por isso, para que a sua empresa se blinde de resultados insatisfatórios ao contratar uma consultoria de TI, você pode usar um recurso chamado Service Level Agreement (SLA).
Em português, acordo de nível de serviço, o SLA é um recurso contratual que engloba diferentes indicadores de desempenho (KPIs) e objetivos a serem alcançados dentro de um projeto.
O SLA garante a proteção do contratante e do contratado durante a negociação, determinando os deveres e as responsabilidades de cada parte. O que traz transparência ao processo e facilita a resolução de possíveis problemas.
Além disso, o SLA permite incluir cláusulas passíveis de penalidades ou multas caso não sejam cumpridas – o que traz mais segurança e garante a entrega do que foi contratado.
Conheça a Consultoria de TI da Blend IT!
Há mais de 15 anos no mercado, a Blend IT é uma consultoria que entende que o departamento de TI é uma peça fundamental na estratégia de negócio. Por isso, temos a preocupação de oferecer uma solução que não foque apenas na parte tecnológica, mas que olhe a organização como um todo, garantindo o bom funcionamento e a otimização dos processos.
Nosso time vai além do gerenciamento e monitoramento da estrutura de TI, oferecendo soluções tecnológicas que atuam em conjunto com outras áreas, como o Fiscal. Nossos especialistas são experts na parametrização e customização de sistemas ERP, como o SAP, configurando a aplicação para que ela esteja de acordo à legislação tributária e as operações executadas não gerem nenhum problema no futuro para a empresa. Conheça mais sobre a nossa consultoria aqui.
Ou, se preferir, converse com um de nossos especialistas. Eles estão à disposição para agendar uma reunião e discutir projetos e possibilidades. Entre em contato com o nosso time.