
Sustentabilidade empresarial: o caminho para uma gestão integrada e sustentável
A sustentabilidade empresarial não é uma obrigação exclusiva do diretor de sustentabilidade (CSO) ou de um departamento específico no organograma das empresas, mas de todos, desde o presidente ou CEO até os estagiários. Por isso, para a organização adotar essa transformação de forma integral, é necessário promover uma mudança significativa de cultura, causando um grande impacto que realmente faça com que todos abracem e divulguem a estratégia.
Isso exige um alinhamento e integração de tecnologias, pessoas e processos, levando essa nova mentalidade para todos os parceiros da cadeia de valor, ecossistemas de negócios e outras indústrias.
Sustentabilidade no mundo corporativo
O conceito de sustentabilidade alcançou o mundo dos negócios que entende a necessidade de adotar práticas sustentáveis para refletir as mudanças sociais que levaram a uma maior consciência sobre a responsabilidade ambiental. E isso indica uma tendência que não irá desaparecer, se tornando parte da forma que com as organizações operam.
Essa mudança de atitude é impulsionada pelos mais diversos fatores. Consumidores cada vez mais exigentes e atentos à forma com que as empresas lidam com o meio ambiente — 92% deles afirmam que confiam mais em marcas que tenham consciência ambiental e social — e se suas práticas são realmente éticas, alterações regulamentares e políticas governamentais fizeram com que as empresas adotassem práticas mais sustentáveis que levaram a um ecossistema de negócios mais verde.
E isso não significa que as empresas precisam escolher entre rentabilidade e sustentabilidade, mas que devem encontrar um equilíbrio entre elas, gerando uma coexistência harmoniosa, em que um fator apoia o outro e ambos visam o crescimento econômico em um ambiente preservado. Ou seja, o sucesso de um depende do outro no longo prazo para ambos se manterem vivos.
Como garantir a sustentabilidade empresarial
O número de empresas que adotaram uma estratégia baseada na sustentabilidade e em práticas ESG está crescendo, mas é importante entender que sustentabilidade e ESG não são a mesma coisa, mas podem trabalhar integrados.
O ESG fornece métodos para mensurar KPIs ambientais, sociais e de governança, servindo como base para entender o desempenho das organizações nestes quesitos. Além disso, o ESG tanto pode servir como uma forma de entender o progresso da sustentabilidade empresarial como pode levar a uma abordagem que ignora necessidades mais urgentes, como combater as alterações climáticas.
Isso significa que adotar práticas ESG precisa ir além de lançar relatórios, mas deve garantir um progresso à sustentabilidade empresarial real.
As empresas precisam entender os benefícios de se tornarem “verdes”, mesmo que isso signifique, em um primeiro momento, em investimentos significativos e que apresentarão retorno apenas no longo prazo. E isso não diz respeito unicamente à redução de custos, mas à construção de uma imagem corporativa positiva, que fidelize os clientes, atraia talentos e otimize a rentabilidade.
Qual o caminho para isso acontecer?
A sustentabilidade empresarial tem o objetivo de impactar positivamente em 4 pilares: social, humano, econômico e ambiental, guiando as decisões de negócios. E isso não é apenas para mostrar para o consumidor como ela se porta, mas é a única maneira de criar um futuro sustentável para a organização e os clientes. Isso envolve a adoção de algumas práticas:
Identifique e capacite um defensor da sustentabilidade empresarial
Pessoas seguem outras pessoas, por isso, identificar um defensor da sustentabilidade empresarial entre os funcionários é um passo importante para levar essa preocupação para toda a empresa. Esse defensor precisa ser alguém respeitado por suas opiniões, com autoridade e paixão pela sustentabilidade, tornando-se responsável, em tempo integral, por levar essa mensagem aos demais colegas, garantindo que suas ideias sejam levadas a sério e sejam implementadas.
Envolva as partes interessadas
Talvez o passo mais importante de uma estratégia de sustentabilidade empresarial seja conquistar acionistas, lideranças, clientes, funcionários e parceiros de negócios sobre a importância de atuar de forma sustentável. Com isso, é possível demonstrar como as empresas podem criar bases para garantir uma maior rentabilidade a longo prazo. Esse envolvimento, também, permite a coleta de informações sobre como tornar os negócios mais sustentáveis.
Repense os modelos de negócios
Transformar um modelo de negócio tradicional e que vem apresentando bons resultados há anos é muito difícil. Isso exige demonstrar às equipes que é possível ser ainda mais rentável ao adotar práticas sustentáveis. Para superar esse desafio, o envolvimento das lideranças da empresa é imprescindível. Se eles estiverem dispostos a reimaginar seus processos, a empresa terá sucesso em alinhar sua estratégia de negócios às práticas sustentáveis. E isso também envolve reavaliar fornecedores, investir em energias renováveis, adotar princípios de economia circular e até mesmo repensar o design de produtos para reduzir o impacto ambiental.
Utilize a inteligência artificial para alavancar a sustentabilidade
A IA generativa pode ser uma grande aliada para a sustentabilidade empresarial, especialmente para preencher uma lacuna de dados que muitas empresas têm pela frente. Dados são muito úteis para analisar os extensos e complexos relatórios ESG e, muitas vezes, as empresas não têm acesso a eles ou não possuem as habilidades necessárias para analisá-los corretamente. A IA generativa, integrada a um sistema ERP, permite alcançar maior produtividade, coletando dados e revisando as informações para analisar as métricas relacionadas, permitindo que as pessoas se dediquem a utilizar os resultados para maximizar as estratégias de sustentabilidade na empresa.
Benefícios de um sistema ERP para aprimorar o ESG
Todas as empresas precisam acompanhar seu impacto ambiental, práticas sociais e garantir a governança corporativa por toda sua cadeia de abastecimento. Mas a complexidade da operação pode envolver diversos locais e inúmeras partes interessadas, e é aqui que o ERP entra em ação devido à sua alta capacidade de centralizar dados de todos os setores da empresa. Como fornece uma visão unificada dos negócios, sistemas ERP permitem a identificação de tendências e ineficiências para guiar as decisões empresariais.
No âmbito da ESG, o ERP é extremamente útil para auxiliar as empresas a monitorarem e identificarem a eficiência do uso de recursos e geração de resíduos, tornando a gestão operacional mais eficiente. O ERP também permite conquistar uma visibilidade aprimorada em todas as fases da cadeia de abastecimento, facilitando a identificação de fornecedores que aderem a práticas sustentáveis e reduzindo o impacto ambiental desde a origem dos insumos utilizados.
Além disso, por meio de relatórios e análises, fornece a transparência e visualização necessárias para que a empresa tenha um maior controle sobre suas finanças, garantindo uma governança resiliente e robusta. Com isso, as empresas mantém elevados padrões para seu comportamento corporativo, mantendo registros precisos e gerenciando riscos para garantir que as melhores práticas de negócios sejam implementadas.
Um sistema ERP, também, pode gerenciar informações relacionadas aos funcionários, clientes, fornecedores e as comunidades em que a empresa opera. Por exemplo monitorando práticas trabalhistas e contribuindo com iniciativas de responsabilidade social corporativa, garantindo que os esforços estejam alinhados aos valores da empresa e causem um impacto positivo na vida dos trabalhadores e no cotidiano das comunidades.
Como a Blend TI pode ajudar sua empresa
A sustentabilidade empresarial não beneficia apenas a organização, mas tem impacto direto no meio ambiente e na sociedade. E esse movimento leva a um maior reconhecimento da marca, se tornando uma vantagem competitiva, atraindo investidores e talentos, aumentando a produtividade e reduzindo custos. A adoção de práticas sustentáveis também torna a adesão da empresa às regulamentações voltadas para o meio ambiente mais fácil, traz benefícios fiscais e garante a sobrevivência do negócio.
Além disso, permite uma melhor gestão de resíduos e redução da emissão de gases nocivos na atmosfera e, principalmente, atrai o interesse dos clientes, que tendem a se tornar mais fiéis à marca.
Numa era em que a consciência ambiental tem papel fundamental na estratégia de responsabilidade corporativa, as empresas precisam demonstrar um compromisso sério com as práticas sustentáveis. E a Blend IT busca construir um futuro mais sustentável ao apoiar a estratégia de negócios da sua empresa, buscando melhorar o desempenho de aplicativos e sistemas para reagir às mudanças de ambientes internos e externos e, com isso, alcançar a sustentabilidade empresarial desejada. Fale com nossos consultores e conheça nossas soluções.