
IA no setor fiscal: Guia Completo para implantação
A inteligência artificial está impactando todos os setores, e a adoção de soluções inteligentes está transformando a maneira com que o setor fiscal trabalha, otimizando processos e permitindo maior eficiência e produtividade para a área. Avanços tecnológicos permitem acelerar a adoção da transformação digital no setor, melhorando serviços, reduzindo encargos e melhorando a conformidade fiscal.
Com isso, apesar de muitas pessoas ainda acreditarem que falar de IA seja algo para filmes de ficção científica, a inteligência artificial já se faz presente no dia a dia das pessoas e possibilita o desenvolvimento de aplicações que eliminam a necessidade de intervenção humana, reduzindo erros na entrada de dados, aprendendo e detectando padrões a partir das informações capturadas, tornando claros seus benefícios para o setor fiscal.
Apesar de o Brasil aparecer com a pior média de tempo para o processamento de tributos em um estudo do Banco Mundial – com 1500 horas, frente 317 horas em média nos outros países da América Latina -, o potencial da IA na transformação de processos de preparação e análise de documentos fiscais é gigantesco no país devido a implementação do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED.
Os motivos para tamanha ineficiência residem na burocracia do Fisco, que exige um número cada vez maior de informações das empresas, e no nível baixo de digitalização da maioria das empresas brasileiras, que ainda ignoram os benefícios da tecnologia para tornar o setor fiscal e contábil mais inteligente e ágil.
Mais inteligência no setor fiscal
Para aprimorar processos fiscais existem hoje, a IA e machine learning utilizam informações vindas dos registros de clientes e fornecedores, cadastro de itens, cálculos de impostos, apuração de impostos e envio das obrigações acessórias, emissão de notas fiscais e outros processos fiscais para aprimorar os processos contábeis, reduzindo riscos de fraudes por atrasos no envio das informações para o Fisco.
Como o número de informações que precisam ser enviadas é enorme, o setor precisa aprender a usar a tecnologia para cruzar informações para verificar se cálculos de impostos e taxas estão corretos e usar esses dados para se manter em conformidade com as normas tributárias em vigor.
Como o setor fiscal tem seu foco em manter as informações sempre atualizadas, processos automatizados guiados pela IA, como emissão de notas e apuração de impostos passam a ser realizados de forma automática, fornecendo maior visibilidade e agilidade aos processos.
E os benefícios são claros:
- Redução de erros
Com o uso da IA nos processos fiscais, os erros de entrada de dados são reduzidos e podem ser eliminados. - Identificação de problemas
Um dos focos da IA é encontrar padrões e gerar insights acionáveis. A revisão de informações fiscais permite, então, uma análise profunda na situação fiscal da empresa, à medida que problemas são detectados é gerado um alerta para que os profissionais do setor possam agir para solucioná-los rapidamente. - Maior segurança
Ao reduzir riscos de fraudes ou falhas nos processos, o setor fiscal atende mais facilmente às normas de compliance e torna as informações nos documentos e pagamentos mais confiáveis. - Melhor cruzamento de informações
Informações que anteriormente precisavam ser conferidas e cruzadas manualmente, passam a ser realizadas automaticamente, garantindo a consistência dos dados e facilitando o trabalho de análise realizado pela equipe fiscal. - Redução de custos
Ao eliminar processos manuais, a IA permite maior redução de custos ao minimizar o número de erros e por liberar os profissionais do setor para tarefas mais complexas e estratégicas, agregando mais valor. Além disso, robôs com conhecimento sobre regras tributárias podem identificar possíveis deduções ou créditos fiscais. - Projeção de tributos
A IA, por meio de análises preditivas, permite simular cenários em que é possível fazer a projeção de tributos e qual seu impacto nas finanças na empresa.
Além disso, a Inteligência Artificial também pode se tornar uma grande aliada do Fisco, pois permite o fácil cruzamento das informações entregues e o uso desses dados para transformar políticas tributárias e evitar fraudes e sonegações.
Como implementar a IA no setor fiscal
A inteligência artificial pode ser utilizada de diversas formas pela empresa, dependendo de suas necessidades e ela pode ser implementada em todos os setores, desde o gerenciamento do relacionamento com o cliente até para transformar processos contábeis e fiscais. Para que sua implementação seja bem-sucedida, alguns passos precisam ser seguidos.
Esteja familiarizado com a IA
Entender o que a IA permite é essencial para extrair o máximo de seus benefícios e compreender como seus recursos podem transformar o setor fiscal. Cursos, workshops, conversas com especialistas são fundamentais.
Identifique os problemas que precisam ser resolvidos
Talvez o passo mais importante seja identificar os problemas que a IA pode resolver e buscar os recursos necessários para isso. Contar com o apoio de uma consultoria fiscal especializada, como a Blend IT, é essencial para esse processo.
Reconheça o déficit de sua capacidade interna
De nada adianta investir em uma solução baseada em IA se os processos contábeis ainda não foram totalmente digitalizados. Ou seja, é fundamental saber quais processos internos precisam evoluir antes de iniciar a implementação da solução.
Higienize seus dados
Qualquer solução de inteligência artificial terá sucesso de acordo com a qualidade dos dados inseridos no sistema. Então, é necessário se preparar para tratar essas informações e prepará-las para serem capturadas.
Armazene com segurança
Uma estratégia de dados eficiente depende, além da qualidade das informações, de um sistema de armazenamento seguro e que garanta acesso às informações com rapidez e no momento certo.
Trabalhe com especialistas
Trabalhar com especialistas pode facilitar todo o processo de implementação de novas tecnologias. Então, com os objetivos em mente, os especialistas da Blend IT contribuem para agregar conhecimento e analisar se a proposta atende às necessidades da empresa e do setor fiscal.
Conheça nossas soluções desenvolvidas para atender as necessidades da sua empresa e torne sua gestão fiscal mais inteligente. Nós te ajudamos a redesenhar processos tributários, tornado-os mais simples, eficientes e confiáveis, com isso, seu sistema fiscal é integrado com o ERP, automatizando processos, otimizando cadastros e reduzindo a necessidade de intervenção manual. Foque na gestão estratégica da sua empresa, deixea parte operacional com a gente.