
Flutter: afinal, você sabe o que é e porque deve utilizar?
O Flutter é um SDK para dispositivos móveis gratuito e de código aberto. Ele pode ser usado para criar aplicativos Android e iOS de aparência nativa a partir da mesma base de código. Lançado oficialmente em dezembro de 2018, atualmente, ele está em versão beta 1.22.
No entanto, a fábrica de software móvel ainda está apreensiva sobre o Flutter. Será que ele vai se tornar popular?
Para te ajudar a responder a essa pergunta, vamos analisar o que é e quais os benefícios que esse kit pode trazer para o desenvolvimento de aplicações!
Afinal, como funciona o Flutter?
O Flutter já existe desde 2015, quando o Google o introduziu pela primeira vez. É uma ferramenta de plataforma cruzada destinada à criação de aplicativos para Android e iOS, a partir de uma única base de código. Em outras palavras, ela usa uma estrutura moderna e reativa.
Além disso, aplicativos Flutter são construídos usando o Dart. Ou seja, uma linguagem simples de programação orientada a objetos.
<<<Leia mais: User experience: o que é e como usar?
Flutter e o uso de widgets
A ideia central gira em torno de widgets. Ou seja, a interface do usuário inteira é composta de diferentes widgets.
Desse modo, cada qual define:
- um elemento estrutural (como um botão ou menu);
- um elemento estilístico (como uma fonte ou esquema de cores);
- um aspecto de layout (como preenchimento) e assim por diante.
No entanto, o Flutter não usa widgets OEM. Mas, fornece seus próprios widgets prontos que parecem nativos para Android ou para iOS (Cupertino). Também é possível criar widgets personalizados.
Quais os benefícios do Flutter?
Sem fazer comparações com outras plataformas, aqui, está uma lista de alguns recursos e qualidades que podem fazer você pensar em usar o Flutter:
Alta produtividade
Como o Flutter vem de uma plataforma cruzada, você pode usar a mesma base de código para seu aplicativo iOS e Android. Isto é, você definitivamente pode economizar tempo e recursos.
Alta performance
O Dart compila em código nativo e não há necessidade de acessar widgets OEM. Em suma, isso significa uma comunicação menos mediada entre o aplicativo e a plataforma.
Esse é o único SDK para dispositivos móveis que fornece visualizações reativas sem exigir uma ponte JavaScript. Consequentemente, tudo isso contribui para tempos de inicialização de aplicativos mais rápidos e menos problemas de desempenho.
Desenvolvimento rápido
Um dos recursos mais louvados do Flutter é o hot reload, que permite visualizar instantaneamente as alterações feitas no código em emuladores, simuladores e hardware.
Assim, em menos de um segundo, o código alterado é recarregado enquanto o aplicativo é executado sem necessidade de reinicialização. Resumidamente, isso é ótimo não apenas para construir interfaces de usuário ou adicionar recursos, mas também para correção de bugs.
Simplicidade
No que diz respeito à simplicidade, a programação com o Flutter é tão fácil que nenhum conhecimento prévio em programação é necessário. Segundo seus criadores, a experiência com linguagens orientadas a objetos é definitivamente útil. E mesmo não programadores fizeram aplicações sem dificuldades.
Compatibilidade
Como os widgets fazem parte do aplicativo e não da plataforma, você provavelmente terá menos ou nenhum problema de compatibilidade em diferentes versões do sistema operacional. Em outras palavras, isso significa menos tempo gasto em testes.
Código aberto
Tanto o Flutter quanto o Dart são de código aberto e gratuitos, e fornecem documentação extensa e suporte da comunidade. Isso é ótimo, pois ajuda com quaisquer problemas que você possa se deparar.
>>> Veja também: O que é PWA e por que você deve se importar?
Por que usar o Flutter?
Os desenvolvedores que criam aplicativos nativos para Android e iOS podem ficar de fora devido à necessidade de aprender outra linguagem de programação, ou seja, o Dart.
Além disso, se você pretende contratar uma equipe de desenvolvedores Dart para seu aplicativo Flutter, poderá enfrentar problemas de equipe. Pois, infelizmente, não há muitos deles por aí.
No entanto, devido à sua simplicidade, o Dart é relativamente fácil de aprender. Por isso, conhecer uma linguagem de programação adicional é definitivamente uma vantagem para qualquer desenvolvedor sério.
Porém, a maioria das dúvidas sobre Flutter diz respeito à sua novidade. Alguns desenvolvedores afirmam que ele ainda não pode ser usado para criar um aplicativo comercial complexo e é mais adequado para aplicativos e protótipos mais simples.
No entanto, pesquisando pela internet, é possível encontrar histórias de sucesso sobre aplicativos Flutter em produção. Você pode navegar pela lista de aplicativos criados com o Flutter clicando aqui.
Gostou de conhecer o Flutter? O que achou do novo kit de desenvolvimento para a sua fábrica de software? Comente abaixo e compartilhe suas visões conosco e com nossos demais leitores!