
Quais as vantagens de trabalhar com a alocação de profissionais durante a pandemia?
Grande parte das empresas reconhece que suas operações e planos de contingência não estavam preparados para responder aos desafios impostos pela COVID-19. Porém, muitas delas encontraram na alocação de profissionais a solução ideal para manter seus processos operacionais e de negócio.
Uma pesquisa realizada pela consultoria empresarial americana McKinsey & Company sobre as interrupções de mercado anteriores descobriu que as empresas têm mais probabilidade de prosperar se agirem agressivamente para capturar participação de mercado durante as recessões, em vez de esperar pela recuperação.
Portanto, esse não é o momento para interromper as atividades e esperar a “tempestade” passar. Pelo contrário. É hora de implementar mudanças estruturais em seus modelos de negócios, melhorar a qualidade dos processos e adequar os fluxos de trabalho a regimes mais flexíveis compatíveis com estratégias como home office ou regime híbridos.
Mas, afinal, como a alocação de profissionais pode ajudar nesse contexto de pandemia. Descubra a seguir!
A alocação de profissionais ajuda a melhorar a eficiência e controla os custos
Diante de necessidade de aumentar ainda mais a eficiência e controlar melhor os custos, a alocação de profissionais tornou-se uma opção muito viável.
Nesse momento, muitas empresas estão sendo obrigadas a adotar rotinas de trabalho flexíveis, como adoção de home office, para garantir a proteção da saúde de seus colaboradores e cumprir às medidas sanitárias de isolamento social.
Isso implica na reestruturação de sua infraestrutura de TI, para permitir que seus colaboradores possam acessar dados e aplicações fora da estrutura organizacional.
Para que isso seja feito com segurança, é fundamental contar com profissionais especializados, que possam implementar e gerenciar essa nova estrutura, além de fornecer suporte aos colaboradores.
Porém, nesse momento em que muitas empresas sofrem com redução em suas receitas, não é o momento apropriado para aumentar custos com a folha de pagamentos. Vale ressaltar que a procura por profissionais qualificados de TI aumentou ainda mais durante a pandemia, o que, consequentemente, aumenta o investimento necessário para contratá-los.
Nesse contexto, a melhor solução é a alocação de profissionais, uma vez que garante o acesso ao conhecimento e serviços de especialistas a custos mais acessíveis.
Essa estratégia também reduz o tempo e os custos associados à integração da equipe, treinamentos, etc.
No clima dinâmico da atualidade, em que as empresas precisam ser capazes de sobreviver a qualquer crise econômica e, ao mesmo tempo, garantir a continuidade das operações, esses custos precisam ser considerados com cuidado.
Além disso, a terceirização permite que os gestores empresariais se concentrem na operação do negócio principal.
Finalmente, a alocação de profissionais, quando feita em parcerias que contam com equipes robustas, completas e multidisciplinares garante a prestação ininterrupta dos serviços.
Assim, mesmo que algum profissional precise ser afastado em decorrência da COVID-19, ou mesmo de outras doenças, isso não impacta nos processos da sua empresa.
A terceirização dá às organizações acesso a uma ampla gama de habilidades
Com a alocação de profissionais, as empresas podem tirar proveito de uma ampla variedade de conhecimentos e habilidades.
Isso porque os profissionais terceirizados, na maioria dos casos, possuem vivência em diversos contextos operacionais. Dessa forma, eles possuem experiência na resolução dos mais variados problemas e faz com que eles vislumbrem diversas oportunidades de melhoria.
Assim, com a alocação de profissionais, as empresas podem aumentar rapidamente sua capacidade de atender a necessidades urgentes ou imprevistas.
A alocação de profissionais permite que as empresas respondam rapidamente às necessidades de negócio
A pandemia tornou as necessidades de negócio ainda mais dinâmicas. Isso porque, em um ambiente de crise, empresas e pessoas tornam-se mais precavidas em relação aos seus gastos.
Diante disso, sua empresa pode ter que lidar com períodos com muita demanda de produtos ou serviços, seguidos por momentos de grande redução das atividades.
Nesse sentido, a escalabilidade e a capacidade de oferecer respostas rápidas representam grandes vantagens da alocação de profissionais.
Em termos práticos, isso significa que sua empresa pode aumentar ou diminuir suas equipes terceirizadas de acordo com a demanda, garantindo a otimização dos custos.
A terceirização também permite que sua empresa possa recorrer a determinados serviços especializados somente quando necessário, garantindo o conhecimento técnico necessário para a realização de atividades específicas.
Em outras palavras, a alocação de profissionais dá às empresas a capacidade de alcançar um pool maior de recursos que lhes permitirá usar habilidades de valor agregado que, de outra forma, não seriam uma opção em muitos casos.
Somado a isso, você conta com a flexibilidade de poder aumentar ou reduzir suas equipes terceirizadas em períodos com maior ou menor demanda.
A terceirização pode acelerar a inovação
A alocação de profissionais como um setor já existe há algum tempo, já que as empresas sempre buscaram maneiras econômicas de gerenciar certos processos de negócios externamente.
Entre os serviços terceirizados mais comuns estão suporte ao cliente, serviços de TI, contabilidade, recrutamento e seleção e outras atividades meio. Ou seja, áreas que não têm relação direta com o core business.
Em suma, essa estratégia é eficaz pois o serviço terceirizado passa a ser executado por empresas especializadas em determinada área de atuação, logo, elas são capazes de desempenhar as funções com mais rapidez e qualidade.
Falando especificamente do setor de TI, a alocação de profissionais representa uma grande oportunidade para acelerar a inovação nas empresas.
Isso porque, os profissionais de TI terceirizados são altamente treinados e possuem conhecimento avançado sobre as principais novidades e tendências do mercado tecnológico.
Assim, eles podem ajudar sua empresa a melhorar significativamente os processos operacionais com o uso de novas ferramentas tecnológicas.
Isso, além de ajudar as empresas a reduzir custos e aumentar a produtividade, aumenta a competividade das empresas.
Em um contexto de pandemia, inovar a fim de alcançar maior eficiência operacional faz toda a diferença e pode ser um grande diferencial no pós-pandemia.
Conclusão
Para atender às necessidades do mercado e se manter competitivo durante a pandemia, é fundamental que os gestores busquem as melhores estratégias de otimização e desempenho do negócio.
A alocação de profissionais oferece essa possibilidade porque pode agregar mais funções a uma empresa, melhora a qualidade dos serviços, gera economia e garante o acesso a pessoas com conhecimento especializado para desempenhar as mais variadas funções com eficácia.
Também é uma oportunidade para melhorar a gestão empresarial, visto que os gestores podem deixar de se preocupar com atividades meio e concentrar seus esforços nas atividades fins.
A pandemia da COVID-19 trouxe um contesto novo. Por isso, é normal que suas equipes internas não estejam preparadas para lidar com os desafios atuais de forma rápida e consistente.
No entanto, sua empresa não pode parar enquanto planeja novas abordagens. Como ressalta a pesquisa da Mckinsey, este é o momento de as empresas agirem agressivamente para capturar participação de mercado.
Logo, a melhor alternativa é investir em profissionais que já estejam preparados para os desafios atuais e que possam começar a trabalhar para capacitar a sua empresa para enfrentar os novos desafios imediatamente.
Nesse sentido, a Blend IT possibilita que a sua empresa tenha uma estrutura outsourcing de TI adequada às necessidades específicas da sua estratégia de negócios.
Por meio das melhores práticas do mercado e de profissionais especializados, somos capazes de realizar trabalhos dos mais diversos graus de complexidade, sejam dentro da sua empresa ou remotamente. Clique aqui e confira nossas soluções em Outsourcing de TI.