
Roll out em projetos SAP: tudo o que você precisa saber
Ouça esse blog post em formato de áudio, dê o play!
O software ERP da SAP oferece um sistema de gestão centralizado para sua empresa. Ele remove gargalos, lacunas e redundância de dados para que um negócio seja gerenciado de maneira eficiente e em tempo real.
Como um cliente SAP, você já deve saber tudo isso, como também sabe que a implementação desse tipo de sistema na empresa não é simples. Felizmente, você já passou dessa primeira fase.
Mas o que acontece, caso a sua empresa cresça? E se o seu negócio se fundir com uma outra organização? Como, então, proceder para que a nova estrutura seja incorporada à atual hierarquia do SAP? O roll out de projetos SAP trata exatamente disso. Ou seja, a expansão do seu sistema SAP de forma a incluir novas unidades de negócios.
No artigo de hoje, confira como funciona o roll out em projetos SAP e tudo que você precisa saber sobre o assunto!
O que é o roll out em projetos SAP?
O termo roll out é normalmente usado quando uma solução implementada em um local é posteriormente implementada em um local diferente do grupo da empresa, geralmente na mesma instância. Por exemplo, quando uma empresa que opera apenas em um país está tornando sua operação multinacional.
No caso do SAP, o roll out significa a reutilização e expansão do ciclo de implementação existente e dos processos de negócios em um novo local. No projeto de implementação inicial, é preciso analisar os requisitos da empresa do zero, mas no roll out, apenas os requisitos locais são considerados.
Ou seja, não há necessidade de fazer tudo do zero, como na implementação inicial. A empresa pode adotar quase os mesmos processos de implementação anterior com pequenas mudanças, se necessário, para ajustar as práticas de trabalho, gerenciar mudanças e adequar a integração de pessoas para atender aos requisitos organizacionais.
Além de uma expansão multinacional, o roll out é necessário quando uma empresa faz uma fusão com outra, quando da abertura de novas filiais ou fábricas no próprio país ou quando da mudança no meio produtivo, seja para adicionar etapas ao processo produtivo ou oferecer novos produtos.
Veja mais >> Segurança da informação SAP: tudo que você precisa saber sobre o tema
Como garantir o melhor roll out para o seu negócio?
Em geral, a execução de um roll out SAP envolve quatro fases: coleta de requisitos, design, teste e implantação. Nesta seção, discutiremos as melhores práticas para cada fase, o que ajudará a alcançar um roll out bem-sucedido.
Levantamento de requisitos
Primeiro, devem ser levantados os requisitos, como processo de negócios, fluxo de integração e cenários de teste e, em seguida, analisado o impacto que esses requisitos terão na organização.
No caso de uma empresa multinacional, os aspectos do novo local precisam ser avaliados junto com algumas considerações importantes; por exemplo, algumas configurações podem não ser relevantes para outro país.
Em caso de diferenças de processos nos dois países, devemos ter cuidado. As definições de configuração implementadas para um país podem não ser úteis para outro. Portanto, é preciso verificar todo o processo de negócio e depois fazer a configuração necessária.
É fundamental que cada unidade seja capaz de identificar os riscos que o roll out pode representar, para que possa mitigar esses riscos o mais cedo possível. Por exemplo, se uma transação tiver que ser modificada em nível local, a organização deve certificar-se de que tais modificações não afetarão o padrão global.
Portanto, um planejamento cuidadoso e uma estratégia eficaz são vitais para que os requisitos possam ser facilmente padronizados.
Projeto
É aqui que a organização deve transformar o levantamento de requisitos em um plano detalho — o modelo global mencionado acima. Aqui estão alguns exemplos dos componentes de um modelo global:
- Projeto de processo de negócios;
- Arquitetura técnica (por exemplo, requisitos de sistema, camada de integração de dados);
- Funções, autorização e estrutura de conformidade;
- Procedimento de teste e treinamento.
Construir e testar
Nesta fase, a equipe de desenvolvimento construirá o sistema SAP com base no design e no modelo que foram criados na fase anterior. Para garantir que o sistema seja construído de acordo, é necessário testar continuamente.
É comum que um roll out SAP apresente erros de sistema quando entre em operação. Na grande maioria dos casos, esses erros poderiam ter sido evitados com simples testes nas transações e processos, evitando assim qualquer minuto de downtime.
Portanto, projetar e conduzir os cenários de teste mais relevantes é fundamental. Também é imperativo seguir os cenários de teste cuidadosamente, desde o teste de unidade e integração até o teste de desempenho do sistema. Observe que o uso de dados reais é um dos principais atributos de um teste bem-sucedido para qualquer roll out SAP.
Implantação e otimização
Por último, deve ser definida a abordagem para colocar o roll out em ação. Uma organização tem várias opções de escolha ao decidir como fazer isso: fazer tudo de uma vez, uma implementação por região geográfica, local ou unidade de negócios ou uma combinação.
Vários fatores, como disponibilidade de recursos e considerações técnicas, devem ser levados em consideração ao selecionar uma abordagem. Além disso, a empresa também deve considerar cuidadosamente o suporte para cada área após o roll out SAP, pois pode ser muito caro ter implantações paralelas em vários sites.
Apesar de mais simples, o processo de roll out SAP ainda é muito delicado. Contar com uma consultoria SAP para te guiar no caminho é fundamental. A consultoria possui uma metodologia de roll out exata, bem como ferramentas e modelos desenvolvidos internamente para acelerar o processo.
Para saber mais, entre em contato com a Blend IT e converse com um dos nossos consultores!