
Como a segurança da informação SAP garante um bom compliance de TI?
Ouça esse blog post em apenas 6 min, aperte o play!
Em geral, o compliance de TI não recebe tanta atenção quanto à segurança da informação. No entanto, garantir a conformidade é tão importante quanto ter as tecnologias e políticas de prevenção.
Embora a tecnologia (na verdade, a falta dela), às vezes, seja a culpada pelas violações de segurança, o erro humano também pode causar problemas, como abuso de poder ou fraude. Isso é especialmente verdade quando pensamos no SAP, o software que reúne as principais informações financeiras da empresa.
A maioria das organizações tem regras e políticas de uso de tecnologia para evitar esses erros, mas sem compliance de TI eles significam muito pouco.
No artigo de hoje, discutiremos como a segurança da informação SAP garante um bom compliance de TI e o que você pode fazer para melhorar a sua conformidade!
O que é compliance de TI?
Antes de mergulharmos em como melhorar o compliance de TI, vamos dar uma olhada mais de perto no que realmente ele é. O termo pode ser confuso, pois se refere a dois elementos separados, mas muito relacionados.
Nesse sentido, o compliance interno de TI se refere ao grau de aderência de seus funcionários ao uso de tecnologia e às políticas de segurança em vigor. Em outras palavras, isso inclui tudo, desde o não compartilhamento de senhas de acesso no SAP até a atualização do software e integrações em tempo hábil, que são atividades que ajudam muito na prevenção de incidentes.
Já o compliance externo se refere a quão bem a empresa adere às regulamentações do mercado definidas por organizações externas, como: o governo e órgãos reguladores.
Embora as violações de conformidade externa também possam levar a fraudes ou abusos, é mais provável que resultem em multas, penalidades e perda geral de confiança ou boa fé na empresa.
O papel da segurança da informação SAP no compliance
Como conformidade e risco devem andar de mãos dadas, as organizações devem considerar a implementação de um programa de governança, gerenciamento de risco e conformidade (GRC — Governance, Risk management and Compliance) para otimizar a segurança da informação SAP.
Assim, à medida que os padrões de conformidade ficam mais rígidos, isso também ajuda a monitorar, gerenciar e reduzir os riscos à segurança da informação SAP. Um programa de gerenciamento de riscos pode atender aos requisitos em tempo real, monitorar mudanças dinâmicas, analisar dados e tomar decisões de mitigação enquanto as prioridades e o tempo mudam.
Os processos de GRC identificam os requisitos aplicáveis e consideram o papel da legislação, regulamentos do setor e políticas da empresa. Além disso, metodologias também devem ser implementadas para avaliar o estado de conformidade.
Uma análise de lacunas também pode ser conduzida para identificar o risco e os custos potenciais associados ao cumprimento da conformidade versus os riscos e custos potenciais para a não conformidade. O resultado desse exercício informa a empresa sobre a priorização de quaisquer ações corretivas para otimizar a segurança da informação SAP.
Política de conformidade
O compliance de TI garante que funcionários, executivos e parceiros de uma organização estejam totalmente cientes da política de conformidade.
Assim como as avaliações de risco são implementadas em outros aspectos da segurança da informação SAP, quando usadas em conformidade, elas aumentam a conscientização sobre o potencial de um incidente e seu impacto em uma organização.
Os setores considerados de menor risco para ameaças e com menos recursos podem não priorizar os programas de conformidade e, ao invés disso, focar nos programas de segurança direcionados.
Parcerias entre os setores: essenciais para o sucesso da segurança da informação SAP
Por exemplo, uma organização pode investir em treinamento de conscientização de segurança para a força de trabalho, ao invés de estratégias de defesa. No entanto, essa compensação aumenta o risco organizacional e cria vulnerabilidades potenciais que não são verificadas.
Em contraste, um programa de conformidade requer diretrizes para proteção de ativos que, de outra forma, podem aumentar o risco.
Desse modo, as parcerias entre as principais partes interessadas da empresa, como conformidade, jurídico e TI, são essenciais para o sucesso da segurança da informação SAP.
Veja também >> Transformação digital com SAP na nuvem
Medidas de segurança SAP para garantir o compliance de TI
Um dos componentes essenciais para a segurança da informação SAP e o compliance de TI é o gerenciamento de acesso.
O gerenciamento de acesso no SAP deve ser feito por meio da Segregação de Funções (do inglês Segregation of Duties, ou SoD), que se concentra em mitigar o risco de fraude interna. Ou seja, o SoD estabelece limites entre as funções atribuídas a um funcionário e o possível conflito de interesses que pode resultar das suas responsabilidades.
Por exemplo, o SoD garante que um funcionário faça o cálculo do pagamento bruto e líquido para uma folha de pagamento e outro funcionário verifica isso. Em outras palavras, isso adiciona mais controle no local e evita que o funcionário da folha de pagamento cometa fraude ou abuso, como pagar funcionários “falsos”.
A importância de seguir padrões internacionais de conformidade
Além da Segregação de Funções, seguir padrões internacionais de conformidade, como os requerimentos da lei estadunidense Sarbanes-Oxley (SoX) também permite adequar à segurança da informação SAP ao compliance de TI. A lei SoX visa aprimorar a governança corporativa e a prestação de contas. O objetivo é identificar, combater e prevenir fraudes financeiras.
Apesar de suas penalidades só serem aplicadas às empresas de ações no mercado de valores estadunidense, os requisitos da lei SoX podem orientar empresas que desejam mitigar riscos internos e garantir conformidade com as leis brasileiras, uma vez que a SoX é usada como padrão para diversos regulamentos ao redor do mundo.
Ao revisar suas políticas de compliance de TI, você deve procurar ferramentas e fornecedores projetados para corresponder ao seu sistema SAP.
Para saber mais, veja também táticas para garantir a segurança da informação SAP e o compliance de TI!