
Reestruturação Societária: o que é? Quais os tipos?
Sem tempo para a leitura? Aperte o play e saiba mais sobre a Reestruturação Societária!
A reorganização do quadro societário de uma empresa ou grupo econômico pode ocorrer por meio de diferentes operações, como, cisões, incorporações ou fusões. Assim, permitindo que a organização se torne mais competitiva e lucrativa. Claro, que todas esses procedimentos precisam ser aprovados pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), de modo a evitar abuso de poder econômico e garantir a livre concorrência. Mas, como a reestruturação societária pode ser útil para a sua empresa?
A seguir, explicaremos melhor a reestruturação societária, como empresas estão buscando vantagens competitivas através dela e como preparar sua empresa para essa mudança. Não perca!
Qual é a importância da reorganização societária?
Para se destacar no mercado e se tornarem mais competitivas é natural que empresas passem por algumas mudanças ao longo do tempo, não é mesmo?
Quando essa mudanças ocorrem através da diversificação das atividades dentro de um mesmo CNPJ, pode ser que uma atividade impacte negativamente na outra. Consequentemente, onerando a carga tributária ou até mesmo dificultando a apropriação correta de custos e apuração de resultados.
Outras oportunidades que as reestruturações societárias trazem se consolidam através de fusões e aquisições, onde o principal foco está na expansão e diversificação do mercado, ganhos de eficiência na cadeia produtiva e logística, redução de custos e modernização de processos.
Com uma estrutura mais eficiente e com melhor desempenho econômico, as empresas passam a ter acesso às melhores linhas de crédito e uma relação otimizada com seus sócios e investidores.
Claro, não basta que empresas se reorganizem para conseguirem todas essas vantagens de imediato. Por isso, é importante elaborar um planejamento de negócios, com análise jurídica, fiscal e de tecnologia, para que permita verificar se o processo, de fato, será vantajoso para a sua organização.
Quais tipos de reestruturação societária existem?
As modalidades de reestruturação previstas na Lei das Sociedades Anônimas (SA), bem como no Código Civil e aceitas pelo CADE são as seguintes:
Cisão
Como o nome indica, a cisão é a divisão de uma empresa. Ocorre quando uma organização transfere parte ou a totalidade do seu patrimônio para outras organizações.
Quando a transferência é total, a empresa original deixa de existir. Caso a cisão seja parcial, a organização continuará a existir. No entanto, o seu patrimônio sofrerá uma redução correspondente ao montante transferido. Esse tipo de reestruturação apresenta quatro subtipos:
- Cisão parcial ou falsa: parte do patrimônio da empresa é transferido para outras organizações. Nessa situação, a organização original continua operando;
- Cisão holding: a empresa transfere parte de seu patrimônio para outras organizações que assumem o controle da organização original;
- Cisão de absorção: o patrimônio da organização é transferido para uma ou mais empresas. A empresa original deixa de existir;
- Cisão pura: a empresa original é dividida em duas ou mais organizações. Nesse caso, a sociedade original é extinta.
Fusão
Uma fusão ocorre quando duas ou mais empresas se unem e formam uma nova corporação que passará a responder pelos direitos e obrigações das empresas originais.
No Brasil, por exemplo, a fusão da Antarctica com a Brahma para formar a Ambev foi muito comentada. Na ocasião, as empresas se uniram para ganhar mais força no mercado. Além disso, nos últimos anos, a Ambev se uniu à Interbew e com a Anheuser-Busch, dona da Budweiser.
Veja abaixo quais são os principais subtipos de fusão:
- Fusão vertical: ocorre quando há a união de empresas que atuam no mesmo setor, mas que não são concorrentes diretas. Um exemplo é quando uma montadora de veículos se funde a uma fábrica de autopeças;
- Fusão de extensão de produtos: é a junção de empresas que oferecem serviços ou produtos semelhantes. Tem o objetivo de atrair mais clientes e aumentar a receita da organização como um todo;
- Fusão horizontal: ocorre quando empresas que atuam no mesmo setor decidem se unir, como no ocorreu na junção da Antarctida e Brahma, como mencionamos acima;
- Conglomerado: acontece quando empresas que atuam no mesmo setor. Entretanto, não concorrem entre si se fundem e criam uma terceira empresa, ou seja, mais dinâmica;
- Fusão de extensão de mercado: ocorre quando empresas que vendem produtos ou serviços do mesmo tipo. Mas, atuam em mercados diferentes e se fundem.
Transformação
É uma reestruturação que acontece quando há mudança do tipo societária. Isto é, a empresa passará a adotar um novo regime.
Para que ocorra, é preciso que haja aprovação de todos os sócios da empresa. Caso o contrato social ou estatuto da organização permita, essa mudança poderá ocorrer com a anuência da maioria dos acionistas.
Nesse tipo de reestruturação societária, não há alteração na personalidade jurídica da empresa, ou seja, o CNPJ e o nome permanecerão os mesmos. Isso significa que não haverá sucessão trabalhista ou societária, uma vez que a titularidade dos direitos e obrigações permanecerá a cargo da própria organização. A transformação é a reformulação de uma sociedade limitada em SA.
Incorporação
A incorporação é um tipo de reestruturação societária que ocorre quando uma ou mais empresas passam a ser controladas por uma terceira, que passará a responder por todos os direitos e obrigações das incorporadas.
Isso significa, portanto, que a empresa incorporada deixa de existir. Dessa forma, a organização incorporadora passará a responder pelas obrigações e responsabilidades dos negócios incorporados.
Assim, nesse tipo de reestruturação societária, muitas empresas são incorporadas em holdings cuja função principal é gerenciar um ou mais negócios. Entre os exemplos de incorporação podemos citar a compra da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil e a aquisição da Sadia pela BRF, dando origem a Holding Brasil Foods (BRF).
Em muitos casos, a reestruturação societária é o caminho ideal para aumentar a competitividade dos negócio. Entretanto, esse é um processo excepcionalmente complexo, o que torna fundamental a assessoria especializada de uma empresa com expertise tributária e societária, além de uma assessoria especializada em Tecnologia da Informação.
Com experiência de mais de 100 projetos de reestruturação societária, a Blend IT atua desde o planejamento das soluções de TI e gestão de um projeto de reestruturação, até a entrega e adaptação de soluções de ERP SAP, Soluções Fiscais Mastersaf e Synchro.
Entre em contato com um especialista e se informe melhor sobre esse assunto agora mesmo!