
Diferença de SAP na nuvem x on-premises
Quando se trata de escolher um local para hospedar seu sistema SAP, existem duas escolhas principais: on-premises (no local), com infraestrutura e aplicativos localizados em seu próprio data center, ou o SAP na nuvem, hospedado através de provedores de serviços de cloud computing.
O uso de servidores na nuvem tem crescido ano a ano, em comparação com o uso de data centers tradicionais. Segundo estimativas da IDC, 2020 será o ano em que o mercado de infraestrutura na nuvem superará o uso de data centers privados.
Mas quais os motivos desta mudança? O que está fazendo as empresas optarem por hospedar aplicações, como o SAP, na nuvem e não em infraestruturas locais?
Abaixo, explicamos as principais diferenças entre a hospedagem do SAP na nuvem e on-premises para que você saiba tomar a melhor decisão para seu sistema!
Hospedagem on-premises: controle total sobre o hardware
A hospedagem local foi tradicionalmente vista como uma opção segura para armazenamento de sistemas críticos. Ela garantia que a empresa permanecesse no controle exclusivo de todo o hardware e dos dados que trafegavam pelo ERP, como o SAP.
Com o on-premises, a empresa mantém a opção de escolher qual hardware atende melhor às suas necessidades, juntamente com todas as decisões sobre os controles de segurança que serão implantados.
A hospedagem local, no entanto, pode ser cara em termos de manutenção e atualizações de hardware. Alguns hardwares, por exemplo, podem ser difíceis de serem encontrados, se não estiverem mais no mercado. Além disso, normalmente, esse tipo de host não é tão escalonável quanto os serviços em nuvem. Portanto, você precisará atualizar ou expandir para atender ao crescimento de demanda.
Contudo, isso não significa necessariamente que a hospedagem local não seja uma boa opção para qualquer negócio. Em termos de conformidade com as regulamentações locais ou internacionais, certas empresas se beneficiam da hospedagem local.
Dada a necessidade de licenças de software, suporte interno de TI e, geralmente, um período de integração mais longo, mais empresas estão descobrindo que os serviços em nuvem podem oferecer uma maneira mais flexível de atender às necessidades de infraestrutura e hospedagem de aplicativos críticos, como o sistema SAP.
SAP na nuvem: aumento da flexibilidade e redução custos
A hospedagem do SAP na nuvem é o processo de usar servidores remotos na internet para hospedar o software e os dados armazenados nele. O gerenciamento, o processamento e a criptografia de dados ficam sob o controle de um operador terceirizado, que oferece a capacidade de operar relatórios e análises de dados em tempo real.
Os provedores de cloud computing cobram conforme o uso, por usuário, de modo que o custo envolvido é drasticamente reduzido em comparação com o estabelecimento de um servidor local. O CAPEX é praticamente inexistente, pois não é necessário hardware, nem infraestrutura física para abrigar servidores.
A conectividade fixa está incluída em muitos planos, agrupando tudo em um único pagamento. Sem a necessidade de contratar equipe de TI para manter a rede, as despesas podem ser realocadas em outras áreas do negócio. Os custos de manutenção ou conservação são reduzidos ao mínimo, pois não há hardware físico ou infraestrutura para manter.
Além disso, a criptografia de dados está incluída no pacote. E ainda os dados são protegidos e submetidos a backup em intervalos regulares, permitindo o acesso às informações quando necessário.
Veja mais >> Economia e flexibilidade com o SAP na nuvem
Para entregar ainda mais performance para seus clientes, recentemente, o SAP firmou uma parceria com o maior provedor de Cloud do mercado, o Google! Agora, confira quais são as vantagens de alocar o seu SAP na nuvem do Google!
Qual opção escolher: SAP na nuvem vs on-premises?
Existem três perguntas que ajudarão você a escolher entre as duas opções: SAP na nuvem ou on-premises. Antes, para facilitar a visualização, confira a tabela abaixo com as vantagens de cada uma:
SAP na nuvem | On-premises |
Não há necessidade de hardware no local ou despesas. Adequado para empresas que querem escalabilidade. | Oferece controle físico sobre o backup. |
O armazenamento pode ser adicionado conforme necessário. As soluções costumam ser sob demanda, então, você só paga pelo que precisa. | Mantém os dados críticos internamente. Nenhum terceiro tem acesso às suas informações. |
O software pode ser acessado de qualquer lugar, usando qualquer computador, tablet ou smartphone. | Não há necessidade de contar com uma conexão à Internet para acessar os dados. |
Os dados podem ser armazenados em backup na nuvem regularmente em intervalos de 15 minutos. Assim, minimizando as perdas de dados. O tempo de recuperação de pequenos conjuntos de dados foi aprimorado. | Garante total controle sobre o hardware utilizado para hospedagem. |
1. Qual opção de hospedagem é a mais econômica?
Por causa de seu baixo custo de entrada e custo total de propriedade, o SAP na nuvem se tornou uma escolha popular em relação à infraestrutura local (com seus altos custos iniciais). Mas o custo da infraestrutura é apenas uma parte de um quadro muito maior. Os principais fatores de custo na hospedagem de ERP são hardware, software e habilidades.
<<<Não deixe de ler: Por que alocar o SAP na Nuvem?
A hospedagem no local exige a compra antecipada de infraestrutura, como servidores e armazenamento. Você também pode precisar de outro hardware para desempenho e segurança do sistema.
O SAP na nuvem, por outro lado, não exige a compra antecipada de equipamentos. E você pode aumentar a capacidade quando necessário, para que não haja necessidade de “engenharia excessiva” em seu hardware.
2. Como você garante desempenho, funcionalidade e suporte ideais?
As novas arquiteturas de SAP na nuvem são projetadas para otimizar o desempenho da rede e do servidor. Além disso, se houver um aumento na demanda por seu sistema, o SAP na nuvem pode suportar cargas de pico e alterar dinamicamente a capacidade do servidor para lidar com isso.
Da mesma forma, a infraestrutura local pode ser construída para funcionar muito rapidamente, mas isso pode ser caro.
Os sistemas ERP requerem personalização para atender às suas necessidades de negócios. Os sistemas SAP on-premises podem ser personalizados, conforme necessário. No entanto, os sistemas na nuvem, geralmente, são limitados em capacidade de personalização.
O suporte para a hospedagem on-premises é de sua responsabilidade e exigirá o envolvimento de seu departamento de TI ou fornecedor. Com o SAP na cloud, o provedor de nuvem lidará com a maioria dos problemas remotamente.
3. Quais são as considerações de segurança e risco?
Os sistemas locais só podem ser usados por aqueles que têm acesso aos seus computadores e hardware. Portanto, são relativamente seguros e (quase) livres de riscos. É claro que ainda existe o risco potencial de ataques e vírus, mas esse é um perigo que qualquer sistema está exposto.
Quanto ao SAP na nuvem, fornecedores conceituados terão padrões muito rígidos para manter seus dados seguros, incluindo procedimentos de recuperação de dados de backup e a adesão aos padrões PCI DSS.
Além disso, eles também terão funcionários, em tempo integral, dedicados a mitigar riscos e manter seu software atualizado com as medidas de segurança mais recentes.
As organizações têm mais opções do que nunca ao escolher onde hospedar seu sistema SAP, por isso é importante que as empresas avaliem cuidadosamente qual opção é a melhor em longo prazo. Uma boa opção é contar com uma consultoria SAP, que auxilie na escolha e migração do sistema, além de se preocupar com a segurança da informação dos dados que trafegam pelo software.
Colocar no final do blog SAP na Nuvem: Aumento da flexibilidade e redução de custo. “Recentemente o SAP desenvolveu uma parceria com o maior provedor de Cloud do mercado, o Google para entregar ainda mais performance para seus clientes. Confira quais são as vantagens de alocar o seu SAP na nuvem do Google.
Gostou do nosso artigo? Quer continuar aprendendo? Veja como o SAP na nuvem pode impulsionar a transformação digital da sua empresa!