
Principais funcionalidades do TDF (Tax Declaration Framework) e como ele influencia a área fiscal
Ouça esse artigo em apenas 4min, aperte o play:
O SAP Tax Declaration Framework – TDF – é a plataforma de gestão fiscal da SAP que tem o objetivo de melhorar a qualidade das informações e otimizar o trabalho realizado pelos departamentos contábil, fiscal e financeiro da empresa.
A ferramenta permite, ainda, que as empresas atendam de forma adequada as suas obrigações fiscais quanto ao report do SPED, contábil, contribuições, obrigações estaduais e municipais, entre outras.
A seguir, saiba mais como o TDF pode influenciar na área fiscal da empresa. Acompanhe

A área fiscal da empresa
Como você sabe, todos os meses a sua empresa precisa processar e declarar um grande volume de informações fiscais.
Para a análise e envio dessas obrigações tributárias, em geral, as empresas investem em softwares fiscais que extraem as informações geradas no SAP e as envia às autoridades fiscais.
Nesse caso, a extração não ocorre de forma padronizada e, como o processo não acontece em tempo real, há uma defasagem de dados, o que compromete a qualidade das informações fiscais já que a equipe não tem tempo hábil suficiente para sanar erros ou problemas que, porventura, sejam encontrados.
Quais os benefícios do TDF?
O TDF utiliza a plataforma in-memory SAP HANA, bem como nas versões mais robustas, como o SAP ECC. Eliminando assim a necessidade de uma interface de extração ou migração de dados complexos.
Isso significa que os dados de softwares SAP e não SAP são remodelados por meio de views. A ferramenta, portanto, sincroniza dados de forma automática, o que permite o rápido processamento das informações, utilização de análise preditiva e integração entre diferentes dispositivos.
O TDF oferece os seguintes benefícios para os departamentos fiscais e financeiros das empresas:
- Possibilidade de gerar arquivos digitais de acordo com o layout definido pela receita federal;
- Geração de SPEDs e demais obrigações acessórias como ECD, EFD, ECF, e-Social;
- Otimização da produtividade dos departamentos fiscal e financeiro da empresa;
- Redução de erros e inconformidades no envio das obrigações acessórias;
- Melhoria da qualidade das informações prestadas, minimizando riscos;
- Planejamento tributário e recuperação de impostos;
- Cadastro e base de dados com validações on-line;
- Correção de documentos fiscais na origem;
- Redução da complexidade da arquitetura;
- Análise de dados em tempo real.
Benefícios qualitativos
O TDF oferece, ainda, os seguintes benefícios para os setores tributário e fiscal da empresa:
- Capacidade de potencializar a carga analítica por meio da geração de relatórios financeiros e fiscais em tempo real, o que facilita o planejamento, a gestão tributária e fiscal da empresa com a otimização dos processos. Vale destacar que todos os relatórios podem ser acessados e editados via dispositivos móveis;
- Repositório central capaz de se integrar a qualquer sistema fiscal, modelo de dados em conformidade com o layout do SPED e comunicação nativa em tempo real com o SAP ERP;
- Conformidade fiscal que concentra em uma única plataforma a comunicação com o governo, a geração de SPED-s e novas funcionalidades alinhadas com o roadmap das obrigações fiscais;
Benefícios quantitativos
Além dos benefícios qualitativos, a ferramenta se destaca pelos seguintes benefícios quantitativos:
- Eficiência operacional: eliminação do procedimento de conciliação fiscal e redução do risco de processar impostos de forma incorreta. Fechamento contábil de forma mais simples e rápida;
- Produtividade: automação de procedimentos fiscais, validação on-line de processos financeiros e automação de procedimentos tributários;
- Mitigação de riscos tributários relacionados ao IRPJ, PIS, e-Social e a outras obrigações acessórias.
Como se pode ver, o TDF oferece à sua empresa um portfólio de soluções fiscais integradas que complementam os ERPs SAP no âmbito fiscal, permitindo que as empresas cumpram a suas obrigações fiscais de forma mais simples e rápida.
A solução em plataforma SAP HANA utiliza uma tecnologia de computação em memória, o que facilita a análise de um grande volume de dados e a otimização do trabalho, garantindo que a sua equipe de trabalho possa se dedicar a solucionar problemas relacionados à gestão da empresa.
Agora que você já sabe mais sobre o TDF, que tal descobrir como automatizar a área fiscal da empresa?