
Compras 4.0: a transformação digital no setor de compras
Sem tempo para a leitura? Aproveite a funcionalidade de ouvir artigo e não perca as informações desse conteúdo!
Alguns chamam de “digitalização”, outros de “a próxima revolução industrial” ou ainda “Indústria 4.0”. De fato, Independente do termo utilizado, essa combinação de novas tecnologias — da análise de dados ao RPA — está revolucionando os processos operacionais e administrativos das empresas e criando produtos e serviços digitais inovadores.
Refletindo os efeitos das tecnologias de ponta do setor 4.0 e do gerenciamento de dados nas compras estratégicas e operacionais, recentemente, surgiu o conceito adicional de “Compras 4.0”. Mas, o que isso significa? Para explicar, abaixo definimos como será o mundo das compras corporativas no futuro e quais impactos a tecnologia terá no setor! Acompanhe:
O processo de compras ao longo do tempo
Historicamente, o processo de compras foi dividido em etapas essenciais que garantem que as empresas obtenham os materiais necessários por um preço competitivo, trabalhem com parceiros confiáveis e agreguem valor aos seus próprios clientes.
Hoje, o processo de compras está em um estado de transição. Embora as novas tecnologias estejam possibilitando maior transparência na cadeia de suprimentos — seja entre empresas e seus fornecedores ou seus próprios clientes —, ainda não foi alcançada uma visibilidade completa de ponta a ponta em uma escala de todo o setor. Em vez disso, o setor de compras está à margem das inovações.
Por exemplo, sistemas de gerenciamento de transporte, armazém e pedidos podem fornecer aos gestores informações essenciais sobre o estado dos veículos, seus níveis de estoque e a localização dos pedidos em andamento. Ao mesmo tempo, outras partes da cadeia de suprimentos ainda estão limitadas por pedidos em de papel, telefonemas entre empresas e comunicação por e-mail desatualizada.
Concentração em tarefas que realmente geram valor para as operações
Essencialmente, esse desafio emergente envolve o uso das informações disponíveis para fornecer aos principais interessados ideias úteis. Assim, ao fazer isso, os profissionais de compras podem obter independência de modelos mais lentos de comunicação e colaboração e se concentrar em gerar valor para suas operações.
Compras 4.0: o que a tecnologia digital pode fazer?
Devido às mudanças que o setor 4.0 está impulsionando, as Compras 4.0 provavelmente terão um impacto transformador nas cadeias de suprimentos da próxima geração.
Como a tecnologia IoT e os recursos de Inteligência Artificial fazem o melhor uso das informações coletadas pelos dispositivos na borda, as plataformas de integração de dados poderão sintetizar essas informações em insights em tempo real. Ou seja, significa que os diretores de compras poderão sincronizar dados de fornecedores, motoristas, equipes internas e clientes para o benefício de sua operação e de suas empresas como um todo.
As Compras 4.0 devem ser vistas como uma espécie de mudança de paradigma. Embora o processo de compras quase sempre estivesse ligado à redução de custos para toda a empresa, ele pode ser um centro de lucro próprio.
Assim, quando as equipes de compras aproveitam informações baseadas em dados sobre as forças do mercado — do relacionamento com o fornecedor aos hábitos do consumidor —, elas conseguem não apenas reduzir os custos de seu próprio departamento. Mas, também identificar novos fluxos de receita, parcerias e oportunidades para a operação maior.
Req2Pay: a evolução do processo de compras
Embora muitas organizações já tenham adotado softwares para digitalizar assinaturas, formulários e armazenar documentos na nuvem, o quadro geral das Compras 4.0 revela um potencial maior e inexplorado para as empresas: o Req2Pay.
O Req2Pay envolve a digitalização, automação e aprimoramento dos processos financeiros e de compras identificados acima. Dessa forma, eles incorporam atividades de controle, verificação, validação e gerenciamento de documentos, permitindo que as empresas exerçam maior controle sobre suas compras e melhorem sua eficiência.
Aumento da transparência em todos os níveis
Equipadas com dados, as equipes de compras podem aumentar a transparência em todos os níveis de suas organizações e identificar possíveis gargalos. Consequentemente, a tomada de decisões de compra também se torna mais eficiente, pois as principais partes interessadas podem ver os dados ativos por trás da decisão e tomar decisões informadas, em vez de recorrer à intuição e adivinhação.
O Req2Pay também digitaliza toda a papelada tradicional, minimizando o tempo de processamento ao adquirir todas as assinaturas e arquivá-las nos departamentos apropriados. Os formulários podem ser preenchidos digitalmente e em dispositivos móveis, para que os atrasos não ocorram apenas porque as pessoas estão fora do escritório.
Por fim, as Compras 4.0 melhoram a colaboração entre vendedores e fornecedores terceirizados, bem como dentro da equipe de compras. Além disso, as plataformas e processos digitais permitem que os fornecedores obtenham acesso a dados que os capacitem a fornecer resultados e preços ideais para os concorrentes.
Assim, ao invés de gastar tempo em tarefas administrativas manuais e repetitivas, as equipes de compras podem se concentrar em missões com maior valor estratégico para a empresa.
Para aprender mais sobre Compras 4.0, faça o download gratuito do nosso e-book sobre o assunto e veja como a tecnologia melhora e acelera o processo de compras!