
Como tornar a sua equipe mais ágil e menos operacional com o RPA (Robot Process Automation)?
Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração desse artigo. Aperte o play!
O Robot Process Automation (RPA), ou Automação de Processo Robótica, é o nome dado às soluções de automação que utilizam robôs para permitirem às empresas automatizar processos e tarefas que normalmente são executados pelos funcionários, criando uma equipe ágil. As ferramentas de RPA podem ajudar as empresas a melhorar a eficiência e a eficácia de suas operações.
O interesse e a atividade no RPA estão crescendo e cada vez mais vemos implantações atingindo a escala corporativa e automatizando processos em toda a organização. Segundo pesquisa da Deloitte, até o final de 2020, 72% das empresas estarão usando o RPA em alguma escala.
Existem várias maneiras de usar o RPA efetivamente para criar uma equipe ágil. Para te mostrar, separamos os principais casos de uso separados por departamento abaixo.
Usos do RPA para criar uma equipe ágil na empresa
Serviço ao cliente
Os clientes modernos estão acostumados a respostas rápidas e soluções eficazes. É possível entregar os resultados que os clientes desejam, com a ajuda da automação de processos com RPA.
Os sistemas automatizados de atendimento ao cliente podem classificar consultas e oferecer respostas iniciais aos clientes. Eles podem segregar consultas em diferentes categorias, como departamento técnico, departamento de serviço e muito mais.
A classificação garante que as consultas cheguem ao representante de atendimento ao cliente certo para uma resolução rápida. E assim cria uma equipe ágil e eficiente.
Contas a pagar
O grande volume de processamento de faturas possui tarefas manuais repetitivas que podem resultar em atrasos e pagamentos incorretos. Pagamentos em dia podem garantir produtos/serviços de qualidade do fornecedor.
Contas a pagar tem muitos desafios, como o formato das faturas, exigir dados consolidados de várias fontes no sistema de banco de dados financeiro único etc. O RPA processa automaticamente as faturas uma vez recebidas.
O RPA pode automatizar a entrada de dados, erro de reconciliação e até mesmo processar determinadas tomadas de decisão necessárias para o processamento de faturas. E isso minimiza a necessidade de intervenção humana. O RPA pode automatizar o processo de ponta a ponta, do recebimento ao pagamento.
Ordens de venda
A consistência dos dados nos sistemas corporativos é uma tarefa muito tediosa. O representante de vendas precisa gastar seu tempo crítico na inserção de dados no sistema CRM e no sistema ERP. Os analistas financeiros precisam replicar os dados e inseri-los em outro sistema ou módulo. Isso pode resultar em duplicação, produzir erros e afetar a produtividade.
O RPA pode executar atividades de vendas de ponta a ponta automatizando tarefas como entrada de pedidos de vendas, faturamento etc. Isso ajudará a manter um banco de dados removendo dados duplicados, melhorando a experiência do cliente e aumentando a satisfação de seus funcionários de vendas, gerando uma equipe ágil.
Além disso, ele remove todas as tarefas demoradas, como entrada de dados, e pode se concentrar em suas principais tarefas de prospecção e geração de mais negócios.
Folha de pagamento
O processamento da folha de pagamento é uma tarefa repetitiva e demorada para a equipe de RH em todas as organizações. Ela exige um grande volume de esforços de entrada de dados. Isso pode resultar em imprecisão dos dados que podem causar atrasos no pagamento e insatisfação dos funcionários.
O RPA pode verificar a consistência das informações dos funcionários em vários sistemas, validar quadros de horários e deduções. Ele também pode automatizar criações de salário, administrar benefícios e reembolsos. O RPA pode executar a automação para transações relacionadas à folha de pagamento de ponta a ponta para evitar imprecisões e atrasos.
Comparação de preços
As empresas geralmente precisam fazer compras a granel para fabricar produtos ou fornecer serviços. O custo desses itens pode afetar a receita ou os lucros da empresa; para isso, elas pesquisam online ou pedem orçamentos para tomar uma decisão informada.
O processo de pesquisa pode ser demorado e complicado, razão pela qual muitas empresas começaram a usar o RPA. O sistema não apenas compara preços de diferentes fornecedores, mas também pode comparar atributos e qualidade do produto. As empresas podem comprar os melhores recursos aos melhores preços possíveis.
Armazenamento de informações do cliente
O RPA pode ajudá-lo a armazenar, classificar e organizar todos os tipos de informações do cliente para garantir que tudo seja facilmente acessível. O sistema categorizará automaticamente dados diferentes, como informações de contato, histórico de compras, preferências, informações pessoais, como aniversários.
O sistema pode exibir todas as informações para executivos de atendimento ao cliente, vendedores e funcionários similares. Não é necessário inserir essas informações manualmente ou se preocupar com sua precisão.
O RPA é mais preciso que as pessoas e possui uma margem de erro mais baixa além de ajudar a criar uma equipe ágil. O armazenamento de informações é um dos trabalhos mais complicados e pode causar muito estresse.
Recrutamento e seleção
O Robot Process Automation também pode ajudar no recrutamento, o que pode ajudar a simplificar o processo consideravelmente. O sistema pode obter currículos de diferentes plataformas, acessar valor, classificar através de spam ou aplicativos indesejáveis e outros fatores. Isso pode agilizar o processo de recrutamento por uma margem considerável e reduzir o estresse dos recrutadores.
Como você pode ver, o RPA pode ser implementado de várias maneiras interessantes par tornar sua equipe ágil. Requer alguma prática, mas seus funcionários podem se adaptar facilmente às mudanças e trabalhar produtivamente.
Gostou de aprender como tornar sua equipe ágil com o RPA? Assine nossa newsletter e receba muito mais dicas como essa diretamente no seu e-mail!