
Economize fazendo hoje o planejamento tributário
Não deixe o planejamento tributário da sua empresa para a última hora! Apesar de 2019 estar quase terminando, a sua empresa deve se organizar para não correr o risco de pagar seus tributos em atraso. Isso faz com que ela permaneça em uma situação regular do ponto de vista fiscal.
O planejamento tributário também permitirá que a sua empresa saiba com antecipação quanto gastará com impostos durante o ano que se aproxima. Assim pode buscar formas de reduzir a sua carga tributária para não perder competitividade.
No post de hoje daremos algumas dicas fundamentais de como fazer o planejamento tributário de 2020! Acompanhe!
Dicas para o planejamento tributário de 2020
Dica 1. Planeje
Para realizar mudanças que permitam reduzir a carga tributária da sua empresa é preciso pensar no planejamento tributário com antecipação.
Um planejamento eficaz deve levar em conta fatores como:
- controle de estoque;
- notas ficais recebidas e emitidas;
- contratos;
- simulações de possíveis cenários.
Quanto mais cedo a sua empresa iniciar a sua estratégia tributária, maior será a sua eficiência e economia.
Dica 2. Use um software fiscal
Empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar com o uso de um software de gestão fiscal. Essa ferramenta pode ser customizada de acordo com as necessidades de cada corporação e com os serviços prestados por cada uma.
Um software fiscal é a melhor maneira de controlar os vencimentos de todas as obrigações fiscais e as datas de recolhimento dos tributos. É preciso lembrar que a não transmissão das obrigações acessórias ou a sua transmissão em atraso implica na geração de multas e na imposição de penalidades, como a impossibilidade de emitir notas fiscais.
Além disso, um software fiscal permite calcular corretamente as alíquotas de ICMS de acordo com estado onde foi realizada a operação. Também realiza um maior controle das notas fiscais eletrônicas.
Dica 3. Faça um estudo detalhado do regime fiscal escolhido
O planejamento tributário de 2020 também implica em uma análise de todos os impostos pagos pela empresa. Isso possibilita verificar se é possível reduzir custos e se o regime tributário em que a empresa está enquadrada é de fato o mais vantajoso.
Muitas empresas optam pelo Simples Nacional acreditando ser esse o regime mais barato e menos fiscalizado. No entanto, todas as operações realizadas pelas empresas podem ser fiscalizadas, independentemente do regime escolhido.
É importante destacar, que a modalidade fiscal na qual a empresa está inserida determinará como o balanço financeiro a ser realizado e quanto de imposto será pago. Além disso, o regime tributário determinará os direitos e obrigações da empresa no âmbito fiscal.
Dica 4. Peça ajuda de um especialista
Para realizar um planejamento tributário de 2020 de forma eficiente as empresas devem contar com o apoio de profissionais experientes. Eles são capazes de adotar as melhores práticas para a sua empresa.
Além de fiscalizar todo o ambiente em busca de eventuais erros que possam gerar multas ou autuações, um especialista poderá garantir que todas as operações da sua empresa sejam realizadas com transparência, aspecto fundamental para um controle tributário eficaz.
Gostou das nossas dicas de como fazer o planejamento tributário ? Entre em contato com a Blend IT e converse com um dos nossos especialistas hoje mesmo!