
Queda nas vendas devido à alta taxa tributária
Queda nas vendas devido à alta taxa tributária? Sim, esse cenário é uma realidade entre os empreendedores brasileiros.
Como você sabe, o nosso país sofre com uma das maiores cargas tributárias do mundo. De fato, uma empresa precisa despender cerca de 1950 horas de trabalho por ano para quitar todos os seus impostos federais, estaduais e municipais.
A alta tributação gera muitos impactos negativos para a economia como a sonegação fiscal, a queda da qualidade dos serviços oferecidos à população e o aumento dos preços dos produtos devido ao constante aumento da taxa de inflação.
Em alguns casos, os impostos podem corresponder a 80% do preço de uma mercadoria. Nas tarifas de energia esse valor corresponde a quase 50% do valor da conta.
A organização fiscal é a melhor maneira de impedir a queda nas vendas. Veja como:
4 Dicas para evitar a queda nas vendas devido à alta taxa tributária
1. Fique atento aos benefícios fiscais
Você sabia que é possível obter redução ou isenção de impostos e da Contribuição Social? Para isso é preciso aderir aos programas do governo que determinam áreas específicas onde a sua empresa deve investir.
Geralmente, a adesão ao programa é direcionada a regimes específicos de tributação. A par dessa informação, estude as legislações federal, estadual e municipal para descobrir se algum benefício se enquadra as atividades desempenhadas pela sua empresa.
Esses benefícios geram ações voltadas à cultura, à educação e responsabilidade social. E o melhor de tudo, farão a sua empresa economizar!

2. Faça um planejamento tributário
Conheça a fundo todos os tributos que incidem sobre as atividades da sua empresa e tenha um controle rígido sobre o fluxo de caixa e o balanço financeiro para evitar queda nas vendas devido à alta taxa tributária.
A par dessas informações será possível pensar em estratégias capazes de reduzir impostos e adotar ações para evitar o aumento dos impostos. O planejamento tributário eficiente demanda tempo e deve ser feito com o suporte de profissionais que conheçam a fundo a sua empresa e a legislação tributária.
Essa plano de ação permitirá que a sua empresa economize dinheiro, reduza erros e evite multas e outras sansões como ações judiciais e fiscalizações por parte das autoridades fiscais.
No planejamento tributário, também é preciso simular quais benefícios a sua empresa experimentará, caso migre para outro regime tributário. Esse estudo deve ser feito com base nas receitas e despesas da empresa.
Após essa visualização será possível descobrir qual é o regime mais adequado para a sua empresa e como economizar dentro desse enquadramento.
3. Terceirize as atividades não essenciais
Uma das maneiras de lidar com a queda nas vendas devido à alta taxa tributária é terceirizar as atividades não essenciais da empresa. Como você sabe, quanto mais funcionários a sua empresa tem mais impostos precisa pagar.
Pense na sua organização como um todo, quais setores podem ser terceirizados sem prejudicar as principais atividades da sua empresa e sem tornar o atendimento ao cliente deficiente?
Por exemplo, em vez de montar um departamento fiscal, que tal terceirizar a contabilidade da sua empresa? O mesmo pode ser feito no setor de limpeza e na área de marketing.
4. Invista em um software de gestão tributária
O OneSource Tax One é a mais nova solução fiscal na nuvem, que pode ser acessada por meio de qualquer navegador e com diferentes aparelhos com acesso à internet como notebooks, tablets e smartfones.
A solução funciona de forma integrada ao ERP da empresa e as plataformas globais da Thomson Reuters, o que garante o melhor controle fiscal e contábil da empresa.
Com um design amigável, a nova solução exibe em uma única plataforma todas as ferramentas necessárias para a gestão fiscal da empresa, garantindo eficiência, agilidade e respostas confiáveis para atender a todas as exigências da legislação municipal, estadual e federal.
Gostou desse artigo sobre queda nas vendas devido a alta taxa tributária? Aproveite para descobrir quais são os principais problemas tributários enfrentados pelas empresas!