Pontos de atenção para o desenvolvimento no PWA
O Aplicativo da Web Progressivos ou PWA (do inglês, Progressive Web App) está dominando o mundo da tecnologia. Desde a sua chegada quase todas as aplicações estão se movendo nessa direção ou está planejam fazê-lo nos próximos meses.
Essencialmente, um PWA oferece a experiência de um aplicativo móvel por meio de um navegador da web. Mas por quê? Porque, historicamente, o acesso à internet pelo celular vem crescendo, chegando em 2018 a representar 52,2% de todos os acessos. Ou seja, o cliente hoje quer e precisa ter a mesma experiência de navegação que tinha em seu computador na palma da sua mão.
Mas como fazer isso? O desenvolvimento em PWA não é complexo, mas exige alguns pontos de atenção. Para te ajudar, separamos quais são eles abaixo! Vamos dar uma olhada?
1. Você considerou a experiência móvel?
Os PWAs valorizam a compatibilidade com dispositivos móveis. Se antigamente bastava criar uma versão mais simples de um website para celulares e tablets, hoje é preciso pensar nas diversas variações de telas, sistemas operacionais, navegadores e aparelhos. Resumindo, seu PWA precisa funcionar bem em todos eles, proporcionando uma experiência de usuário agradável e fluída.
Existem alguns desafios nessa hora:
- Suporte a vários navegadores: embora os navegadores Chrome, Opera e Firefox ofereçam suporte ao PWA, o Internet Explorer, Edge e Safari ainda precisam estender seu suporte.
- Tempo de carregamento: é comum que no mobile a velocidade de conexão e a capacidade de memória e processamento seja inferior. Além disso, os scripts têm se tornado mais e mais pesados com o uso de bibliotecas. Por isso, pode ser necessário repensar o uso de recursos.
- Funcionalidade limitada: o PWA não tem suporte para nenhum hardware não suportado pelo HTML5.
Antes de criar seu PWA, você desejará testar e otimizar o desempenho móvel atual de seu site e definir metas para ver melhorias na velocidade com seu PWA.
2. Você tem experiência para construir seu PWA internamente?
Os PWAs são uma tecnologia muito nova, portanto, há muito pouco precedente sobre como criá-los. Sua equipe, portanto, precisa aprender novas habilidades e protocolos para criar um PWA a partir do zero ou converter seu site em um.
Os PWAs são tanto apps quanto websites. Por exemplo, a maioria dos sites consiste em várias páginas HTML separadas, com cada uma carregando de novo, à medida que os usuários conectam o seu site. Um PWA, por outro lado, é construído sobre a base sólida de um aplicativo de página única.
Esta é uma única página HTML que pode ser visualizada de diferentes maneiras, lembrando a experiência do usuário de viajar por diferentes áreas de um site sem sair dessa única página. Isso ajuda muito a tornar o PWA rápido e confiável.
Você também precisará de uma equipe experiente na implantação de Service Workers. Esta é uma área que pode causar dores de cabeça, mesmo para os mais experientes profissionais de tecnologia web.
É preciso de um engenheiro de front-end para ajudar a construir seu PWA. Sua experiência deve ir além de JQuery e HTML, abrangendo conceitos como JavaScript e Front End Frameworks para lidar com pré-processadores de CSS, “programação RESTful” e como projetar sites responsivos e otimizados para dispositivos móveis.
3. Qual é o cache do PWA?
O PWA apresenta alguns desafios técnicos que não são tão comuns no web design tradicional. O cache é grande. Em muitos aspectos, é o grande segredo da arquitetura PWA. Ao armazenar em cache os dados necessários para fornecer a experiência do aplicativo da Web, os PWAs economizam no tempo de recarga que pode atrapalhar os sites.
Isso aumenta o desempenho. Mas o cache cria uma dicotomia entre fornecer desempenho e fornecer uma nova experiência na web. Portanto, você precisará dedicar o tempo necessário para ajustar sua arquitetura de cache antes de ter as bases sólidas para a construção do seu PWA.
4. Você desenvolveu uma visão para o seu PWA?
Antes de construir o seu PWA, você precisa considerar exatamente o que espera obter dele. Os melhores aplicativos entendem precisamente qual funcionalidade de um site precisa ser condensada em um aplicativo.
Se você administra um restaurante, seu aplicativo precisa priorizar a encomenda de alimentos. Se você administra um site de notícias, quer se concentrar em fornecer conteúdo que possa ser lido offline.
Qualquer pessoa que use o Twitter por meio de um aplicativo para dispositivos móveis perceberá que tem funcionalidade limitada em comparação com a versão do website. Um PWA efetivo deve ser uma destilação do seu site e ser tão útil que os usuários desejem adicioná-lo à sua home page.
Antes de começar a construir seu PWA, tenha uma discussão detalhada com seus desenvolvedores para definir o que deseja obter. Você está prestes a investir tempo, esforço e recursos nesse projeto. Portanto, é preciso garantir que seus desenvolvedores compartilhem sua visão e entendam o que eles devem oferecer.
Há muito o que pensar antes de construir seu app. Ao tentar algo novo, você quer evitar ter surpresas indesejáveis. Certifique-se de ter lido amplamente sobre o assunto e ter um plano para construir seu PWA.
Gostou de aprender os pontos de atenção para o desenvolvimento no PWA? Aproveite e veja o impacto que esses novos aplicativos têm para o negócio no nosso post sobre o assunto!