Os desafios na entrega da ECF 2018
É comum que as obrigações fiscais signifiquem grandes preocupações e dores de cabeça para os empresários brasileiros. Além de ser embastante burocráticas, o custo de estar em dia com o Fisco chega a ser mais desafiador do que ter o próprio negócio. E falar sobre isso, já nos faz lembrar que a data para o envio da ECF 2018 está chegando.
Vale lembrar que a Escrituração Contábil Fiscal (ECF), consiste na declaração a ser enviada à Receita Federal todos os anos, com as informações econômico/fiscais da pessoa jurídica (PJ). Será por meio dessas informações que são elaboradas a base de cálculo e o valor devido ao Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
A ECF é uma prioridade, por parte dos empresários, porque as informações que são enviadas ao SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), são constantemente cruzadas com os dados financeiros da empresa existentes no Fisco. Por essa razão tudo precisa estar de acordo com a legislação.
Os impactos da ECF 2018
Como a ECF serve de base para os impostos a serem pagos pela pessoa jurídica, além de ter as informações sincronizadas com o FISCO, o envio da declaração faz com que os empresários tenham a certeza de estar com as obrigações fiscais em dia.
O envio da ECF é obrigatória para todas as pessoas jurídicas, de acordo com a Receita Federal, isso inclui também as imunes e isentas, sejam elas tributadas pelo lucro real, lucro arbitrado ou lucro presumido. Existem algumas exceções em virtude do tratamento especial dado às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional), órgão públicos e outros casos bem específicos tratados diretamente pela legislação.
Com entrega prevista para o último dia útil do mês de julho de cada ano, a falta de cumprimento da legislação em decorrência do envio da ECF 2018, resulta em pesadas multas que impactam diretamente na saúde financeira das empresas. Além da multa, elas estarão sujeitas a fiscalizações, autuações fiscais e outras sanções previstas em lei.
Os maiores desafios para a entrega do ECF 2018
O envio da ECF exige das empresas um grande nível de detalhamento quanto a escrituração contábil, o balanço patrimonial, demonstrações contábeis, entre outros. Por isso que junto à ECF, os empresários precisam enviar declaração a ECD (Escrituração Contábil Digital).
Para que a entrega da ECF 2018 aconteça de forma correta e sem atropelos, requisitos como planejamento e organização são fundamentais. E existem alguns erros que são muito comuns, tais como:
- Não possuir conhecimento nas ferramentas e integrações.
-
Não atender a requisitos mínimos conforme os manuais de infraestrutura das ferramentas utilizadas.
-
Falta de atualização das ferramentas.
-
Erro de processo da área fiscal para as devidas adequações.
-
Entregar ECD “em cima” da hora.
-
Saldos incorretos no ERP.
-
Banco de dados com problemas de cadastro de plano de contas.
O envio da ECF 2018 poderá ser feito através de arquivo no formato texto ou gerado através de soluções dedicadas a geração da declaração. Vale destacar que o processo pode não ser tão simples para as empresas que não possuam uma organização mínima contábil e administrativa.
O uso de soluções fiscais, melhores práticas e principalmente profissionais capacitados será o melhor caminho para estar em dia com as obrigações fiscais e com o Fisco.
Acompanhe a Blend IT também nas redes sociais e fique por dentro da ECF, compliance fiscal e soluções fiscais.