Soluções para o fisco e compliance fiscal
O compliance fiscal custa menos que a ilegalidade. Isso é um fato cabível a qualquer tipo de empresa. O Brasil é um dos países com a carga tributária mais elevada do mundo, e que conta com muita burocracia, o que acaba prejudicando muitas empresas. Essa extensa burocracia e complexidade fiscal faz com que muitas empresas não consigam atingir a conformidade fiscal, o que gera grandes prejuízos a médio e longo prazo.
É preciso ter consciência que abrir uma empresa, em qualquer parte do mundo, as obrigações não se restringem apenas ao pagamento de impostos. Há muitas regras exigidas e etapas a serem cumpridas para que a empresa atinja sanidade fiscal.
Implantar o compliance fiscal na sua empresa não apenas evitará dores de cabeça, como também trará inúmeros benefícios como redução de custos e aumento de produtividade. Quer saber como? Então leia o artigo e saiba mais!
Compliance fiscal resulta em benefícios diretos para as empresas
Existe uma falsa ideia de que para reduzir custos as empresas precisam violar as regras fiscais. Essa cultura de não cumprimento das obrigações vão desde pequenas ações como não emitir nota fiscal até grandes operações para evitar o pagamento de determinados impostos.
>>> Veja também: Entenda as mudanças na NFe 4.0
Por mais que se busque a justificativa da necessidade da sobrevivência das empresas, principalmente dos iniciantes, o custo da violação será muito maior do que estar de acordo com os requisitos legais previstos pela legislação brasileira.
A tecnologia da informação tem sido uma forte aliada tanto para o governo quanto para o empresário. Muitas soluções em TI têm sido criadas e utilizadas para melhorar a gestão fiscal das empresas e também para uma melhor fiscalização do cumprimento das legislações.
>>> Veja também: 4 características de um verdadeiro parceiro de serviços de TI
O primeiro impacto que podemos citar em implantar o compliance fiscal está em garantir que todos os procedimentos estão em conformidade, o que evita despesas com autuações e multas. Pode não parecer, mas manter a ilegalidade fiscal apresenta um custo maior do que atender a legislação fiscal.
Além do impacto financeiro, temos os custos ligados ao tempo dos funcionários, produtividade e a perda do controle da realidade financeira e administrativa da empresa. Ao implantar o compliance fiscal, o empresário evita perdas significativas que impedem o crescimento do empreendimento.
Outro benefício direto em manter uma empresa em conformidade com requisitos fiscais é evitar a bola de neve criada a partir da ilegalidade, problemas trabalhistas, nas relações com fornecedores, jurídicas, perda de credibilidade etc. Tudo isso tem impacto direto na satisfação dos clientes.
O caminho certo para atingir o compliance fiscal
O compliance fiscal engloba um conjunto de conformidades que as empresas precisam se enquadrar para assegurar o atendimento aos regulamentos da indústria e a legislação governamental. Atender as diretrizes de conformidade faz com que as empresas não corram o risco de serem penalizadas através de restrições e multas do governo (FISCO).
A implementação de software fiscais para as entregas das obrigações é o primeiro passo para atingir o compliance fiscal e garantir o crescimento sustentável da empresa.
Além de ajudar na aplicação dos requisitos fiscais, os softwares fiscais reduzem ajustes manuais e erros, muito comum quando se trabalha na ilegalidade. Promove ainda, o aumento da produtividade, uma vez que, área tributária da empresa tem foco diretamente na validação e qualidade dos dados.
Um dos grandes benefícios ao adotar softwares fiscais é ter na empresa sistemas integrados e automatizados. É a convergência de dados, administrados a exemplo de soluções ERP. Quando são integradas aos sistemas fiscais, refletem no atendimento dos requisitos legais, no ganho de performance das empresas e que leva ao crescimento estratégico empresarial.
>>> Veja também: Escrituração contábil digital (ecd): saiba quais empresas são isentas e as que devem declarar
Ao ter uma estrutura de sistemas em compliance, a empresa tem acesso há uma grande redução de custos e até recuperação de crédito de impostos, a exemplo do CIAP (Bloco G – Crédito de ICMS sob Ativos) e PIS/COFINS (Ativos Imobilizados utilizados na Produção).
Acompanhe a Blend IT nas redes sociais para saber mais sobre compliance e soluções fiscais.