
Aprenda como parametrizar as informações da ECF de forma fácil e flexível
Este ano, as empresas apresentarão pela primeira vez a nova Escrituração Contábil Fiscal (ECF), mais uma exigência do Fisco. Ela apresenta todas as informações que possam impactar o cálculo do valor devido de Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). A ECF referente ao ano-calendário de 2014 deve ser apresentada até o último dia útil do mês de setembro.
Todas as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, no lucro arbitrado ou no lucro presumido estão obrigadas a apresentar a ECF. As exceções ficam por conta das empresas enquadradas no Simples Nacional, pessoas jurídicas inativas, órgãos públicos, autarquias e fundações.
Os responsáveis por efetuar a Escrituração Contábil Fiscal têm um desafio pela frente: parametrizar as informações de forma fácil e flexível. Neste caso, a alternativa mais adequada é a automação. Um software moderno coleta, organiza e otimiza os dados contábeis de forma integrada, realizando a ECF com rapidez, segurança e eficiência. Um sistema inteligente também estabelece controles e processos adequados às regras de tributação.
Vantagens para a gestão da empresa
A adoção de sistemas de automação da ECF permite à empresa a melhoria de sua gestão, ainda mais em um momento em que a Receita Federal visa a maior rastreabilidade das informações. Por ser um procedimento inédito, há risco de erro – o que pode ser evitado com o uso do software. É importante ressaltar que qualquer informação incorreta na ECF pode acarretar multa no valor de 0,2% do faturamento da pessoa jurídica.
Confira os benefícios da automação da ECF:
- Faz a apuração de tributos, compensações e comparativos entre diferentes regimes, mantendo a rastreabilidade da informação;
- efetua a parametrização, de forma flexível, das informações da escrituração;
- elimina a necessidade de controles em planilha;
- faz a revisão das contas de custos;
- apresenta os cálculos de Transferência Price, produto a produto;
- emite relatórios para conferência;
- elabora gráficos para análise geral;
- utiliza a plataforma web;
- elabora a escrituração digital no padrão SPED ECF;
- armazena toda a documentação.
Vantagens
Para a empresa, a automação da Escrituração Contábil Fiscal permite validações prévias. Isso significa que, antes do envio das informações ao Fisco, tudo é checado para ver se os dados estão em conformidade com as exigências da Receita Federal.
O controle de gestão de impostos confere maior agilidade ao setor de contabilidade, facilitando o cumprimento de prazos. Além disso, a integração com sistemas ERPs elimina o retrabalho em diversos setores da empresa.
Penalidades
As empresas devem ficar atentas às penalidades previstas para falhas na ECF. O atraso na entrega de informações rende multa de até R$ 1.500 por mês. A não apresentação custa R$ 1.000 mensais. Já a informação incorreta gera multa no valor de 0,2% do faturamento da pessoa jurídica.
Você ainda tem dúvidas sobre como proceder? Coloque suas dúvidas nos comentários e interaja conosco.