
Por que sua empresa precisa de rastreabilidade de informações contábeis?
A rastreabilidade de informações contábeis é uma nova realidade nas empresas brasileiras. O motivo é a entrega anual da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), com base no ano-referência 2014, através do site do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Com essa mudança, partir de 2015, as empresas terão que redobrar a organização de informações contábeis em documentos digitais.
Esses dados precisam ser centralizados na Escrituração Contábil Fiscal e enviados à Receita Federal pelo SPED. O prazo máximo de entrega é 30 de setembro (que é o último dia útil do mês). Ou seja, há menos de oito meses, para o envio ser feito. De olho nesse prazo, as organizações estão correndo contra o tempo, para se adaptarem de vez, a essa nova realidade.
Com a obrigatoriedade da ECF, a apresentação da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) e a escrituração (física) do Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR) não são mais necessárias para as empresas tributadas pelo lucro real (agora é e-lalur, ou seja, documento digital).
Como a ECF reúne todas as operações que compõem a base de cálculo e o valor devido do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), ela é muito mais detalhada do que a DIPJ e por isso essa última foi dispensada pela Receita Federal.
Novos desafios acerca da rastreabilidade de informações contábeis
Investir em novas ferramentas para apurar, processar e gerar, de forma coerente e eficaz, tantas informações contábeis têm sido a solução encontrada por muitas empresas. Mas um obstáculo, que acaba dificultando a execução da ECF de forma simples e confiante, é a descentralização desses dados.
Antes da nova legislação era comum que a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), por exemplo, fossem calculados em diferentes planilhas. Se o setor não for extremamente organizado, encontrar todas essas informações agora pode ser complicado e lançar dados consistentes no SPED acaba sendo um novo desafio.
Rastreabilidade como solução para otimizar a ECF
Para evitar a inconsistência entre o SPED e LALUR, a ECF tem sido um dos principais desafios para o mundo corporativo. Para ter certeza que estão sendo tributadas corretamente e que suas informações contábeis estão em conformidade com a nova lei, muitas empresas estão optando por utilizar soluções em tecnologia da informação para não ter dor de cabeça com a Escrituração Contábil Fiscal.
Essas soluções em TI são baseadas na rastreabilidade das informações, o que possibilita comparar distintos regimes e fazer compensações, além de integrar dados presentes em diferentes sistemas de origem com os dos principais ERPs. Também é viável parametrizar informações necessárias da escrituração desonerando o impacto no sistema de origem e garantir a validação prévia da consistência das informações antes de enviar à Receita Federal.
Outra importante vantagem de rastrear informações contábeis é o processamento multiempresa e a plataforma web que possibilitam um melhor controle na gestão dos impostos, ou seja, reduz o tempo de trabalho. Mas a melhor parte é a praticidade da Escrituração Civil Digital (ECD) já ser elaborada no padrão SPED ECF.
E sua empresa já está preparada para o envio da Escrituração Contábil Fiscal?